Refletindo sobre as produções culturais das crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil<br>Reflecting on the cultural productions of small children in Preschools
Resumen
Discutimos aqui as manifestações das culturas da infância em instituições de Educação Infantil. As reflexões são provenientes de uma pesquisa de mestrado em andamento e buscam compreender a discussão em torno do novo movimento investigativo que toma as crianças e suas infâncias como sujeitos sociais de direitos, constituídos de múltiplas dimensões humanas e protagonistas nas relações educativas. A idéia de investigar as crianças por meio do conhecimento da produção cultural da infância tem como aporte estudos no campo da Sociologia da Infância. Esta reflexão parte, também, do considerável esforço que vem sendo despendido pelos pesquisadores da infância na busca da consolidação de uma Pedagogia para a Educação Infantil, cujo objeto de preocupação é a própria criança. Deste modo, a bibliografia consultada permitiu olhar a realidade de forma múltipla, contraditória e dialética.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Culturas da Infância. Educação. Pedagogia. Pesquisa.
This article discusses the cultural manifestation of childhood in Preschools. The reflections are from a master’s study in progress and seek to understand the discussion around the new investigative movement that understands children - and childhood - as social subjects with rights, constituted by multiple human dimensions and as protagonists in educational relationships. The idea of investigating children by means of knowledge of cultural production of childhood is supported by studies in the Sociology of Childhood. This analysis is also based on the considerable effort that is being made by childhood researchers in search of the consolidation of a Pedagogy of Preschool Education, that focuses on the child. In this way, the bibliography consulted allowed seeing reality in a multiple, contradictory and dialectical form.
KEY WORDS: Preschool Education. Childhood Culture. Education. Pedagogy. Research.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.