Da pesquisa à ação: reflexões sobre os caminhos percorridos<br>From research to action: reflections about the paths taken

Autores/as

  • Luiz Alberto Brandes

Resumen

O presente artigo reflete acerca dos caminhos que percorre uma pesquisa desde a sua elaboração até se tornar aplicável no contexto escolar. As reflexões referem-se ao modelo de pesquisa piagetiano na construção do conhecimento, aplicado a crianças portadoras de deficiência mental. Para tanto, foi necessário traçar pontes entre alguns pesquisadores da psicologia genética e abrir caminhos para a análise de sua aplicação em sala de aula. As quais resultam em implicações metodológicas na forma como a educação é aplicada pelas escolas, passando pela formação do professor para entender como pesquisas em educação podem ser relevantes para o progresso das relações entre ensino e aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Psicologia Genética. Relação Ensino-Aprendizagem

 

This article is about the paths a research project follows from its elaboration until its application in a school context. The reflections refer to the Piaget research model for the construction of knowledge, applied to children with mental handicaps. Connections are drawn from genetic psychology research to open routes for the analysis of its application in the classroom. This results in methodological implications for the way that education is being applied to the schools, including teacher training, to understand how research in education can be important to growth in the relationship between teaching and learning.

KEYWORDS: Teacher Training. Genetic Psychology. Relationship Teaching and Learning.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-01-04

Cómo citar

ALBERTO BRANDES, Luiz. Da pesquisa à ação: reflexões sobre os caminhos percorridos<br>From research to action: reflections about the paths taken. Revista Linhas, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1204. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigo