A história dos jogos e a constituição da cultura lúdica<br>The history of games and the constitution of play culture
Resumen
O presente trabalho busca fazer uma revisão de literatura acerca da história dos jogos e brincadeiras tradicionais, ressaltando sua importância no estudo do desenvolvimento psíquico da criança. Ao longo do texto busca-se relacionar a história dos jogos com o conceito de cultura lúdica, conforme descrito por Brougère (1995), ressaltando as inúmeras pesquisas conduzidas pela profª Dra. Kishimoto na área. Conclui-se destacando a importância de se conhecer a cultura lúdica de um povo através do desvelamento de sua história que, no caso do Brasil, é marcada por diferentes contribuições étnicas e culturais.
PALAVRAS-CHAVE: História dos jogos. Cultura lúdica. Jogos tradicionais. Infância.
This article conducts a review of the literature concerning the history of traditional games and play activities, emphasizing their importance in the study of the psychic development of children. The text relates the history of games with the concept of play-culture, as described by Brougère (1995), emphasizing the many studies conducted by Dr. Kishimoto in this field. The paper concludes by emphasizing the importance of understanding the play-culture of a people through the study of its history, which in the case of Brazil, is marked by different ethnic and cultural contributions.
KEYWORDS: History of games. Play-culture. Traditional games. Cildhood.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.