Considerações sobre o ensino de Língua Portuguesa à luz de uma teoria do discurso<br>Considerations about teaching the Portuguese Language from the perspective of discourse theory
Resumen
A reflexão que desenvolvo neste texto tem como motivação observar os efeitos que podem produzir as referências de uma teoria do Discurso e seus desdobramentos metodológicos sobre o ensino de Língua Portuguesa. Abandono a orientação da escola francesa e busco apoio especialmente em Bakhtin e Heller para construir a noção de mediação, o que deve ampliar o horizonte da compreensão do fenômeno lingüístico e da prática pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Subjetividade. Ensino
The purpose of this text is to observe the effects that can be produced by the concepts of Discourse theory and their methodological implications for the teaching of the Portuguese language. I abandon the orientation of the French school and seek support particularly in Bakhtin and Heller to construct the notion of mediation, which should broaden the horizon of the understanding of the linguistic phenomenon and of the pedagogic practice.
KEYWORDS: Discourse. Subjectivity. Teaching
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.