OS EIXOS DE ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS E A PROBLEMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA <em> SYLLABUS ORGANIZATIONAL AXES AND THE PROBLEMATIZATION OF PHILOSOPHY TEACHING </em>
Abstract
Este artigo analisará dois aspectos do ensino de filosofia. Na primeira parte apresentaremos uma reflexão sobre o trabalho com os eixos de organização dos conteúdos de Filosofia para o Ensino Médio. Tendo em vista que, em geral, os estudiosos consideram a existência de dois eixos: Temas e História da Filosofia. Propomos, então, a concepção de três eixos: Temas, História e Áreas da Filosofia. Na segunda parte do artigo, trataremos das questões relativas à problematização como uma abordagem didática que pode ou não ser utilizada pelo professor em qualquer um dos eixos estruturais dos conteúdos, dessa forma, não consideramos a problematização um eixo orientador dos conteúdos de Filosofia. Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Conteúdos de Filosofia. Problematização.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.