ARQUITETURA ESCOLAR EM MATO GROSSO (1890-1930) <EM> SCHOOL ARCHITECTURE IN MATO GROSSO (1890-1930) </EM>
Abstract
O presente texto concentra-se em analisar a arquitetura e a educação em Mato Grosso, a partir das relações históricas entre a normatização na produção do edifício escolar público no Brasil e como ele passou a existir como produto de um processo histórico, entre 1890 e 193. A discussão é de como o edifício escolar passou a existir como produto de uma norma educacional; como o edifício se transformou em objeto necessário e importante a contar do final do século XIX, se anteriormente sua presença era simplificada. O texto ainda analisa o comportamento da forma arquitetônica e do espaço construído, o estilo arquitetônico mais usado, os padrões construtivos; a tipologia encontrada; o modelo de implantação do edifício na cidade; o edifício escolar e a sua movimentação no espaço geográfico mato-grossense para entender como se dava a circulação de idéias e analisar os elementos de arquitetura existentes nos edifícios selecionados. O objeto de estudo é a escola pública, servimo-nos do conceito de Saviani. Escola pública para Saviani é aquela organizada e mantida pelo Estado. Por isso utilizei como fonte primária para estudar a difusão no país, os relatórios anuais dos Presidentes dos Estados, que implantaram e mantinham as escolas públicas no Brasil. Palavras-chave: Arquitetura Escolar; História da Educação; Mato GrossoDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.