Eventos de alfabetização numa escola pública: evidências a partir de um olhar etnográfico

Autores

  • Ana Caroline de Almeida Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ – Rio de Janeiro/RJ
  • Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ – São João del-Rei/MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022237

Palavras-chave:

alfabetização, sala de aula, letramento, etnografia, escola pública

Resumo

O artigo discute uma prática de alfabetização numa turma de 2º ano de uma escola pública da rede municipal de Recife. Nosso objetivo foi compreender as concepções de alfabetização, leitura e escrita que permearam o trabalho da alfabetizadora, a partir da análise de eventos de alfabetização. Lançamos mão da perspectiva etnográfica de investigação, com base nos Novos Estudos do Letramento, nas ideias de Paulo Freire e de Bakhtin, considerando as forças políticas e históricas que constituem os parâmetros da educação formal e da cultura escolar. Os resultados indicam que, na prática aqui analisada, predominou uma concepção de alfabetização como apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e a leitura e escrita como processos de decodificação e codificação, decorrentes de uma concepção de língua escrita como uma técnica neutra e não como uma ferramenta cultural que embasa as práticas de letramento numa sociedade grafocêntrica. Argumentamos que no processo de ensino e aprendizagem da língua escrita na escola (e fora dela) não podemos deixar o processo crítico para depois; ao contrário, é urgente assumir uma concepção de alfabetização que contemple a natureza política, social e cultural da escrita.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

ALMEIDA, Ana Caroline de; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Eventos de alfabetização numa escola pública: evidências a partir de um olhar etnográfico. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 237–258, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022237. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22030. Acesso em: 28 mar. 2024.