À mesa com Olavo Bilac: impressos efêmeros como fonte e possibilidade metodológica em história cultural
Abstract
Em que medida uma coleção de cardápios pode revelar aspectos da rede de sociabilidades à qual pertencera um literato brasileiro, no final do século XIX? É possível trabalhar a perspectiva biográfica a partir de um conjunto de impressos efêmeros? Essas são algumas questões que este artigo pretende esclarecer. O Arquivo Histórico da Academia Brasileira de Letras guarda uma extensa coleção de cardápios reunidos por Olavo Bilac e, o estudo dos elementos presentes nesses impressos – data do banquete, local, ocasião celebrada, além dos tantos autógrafos neles contidos – permitiu recuperar, de forma original, aspectos da biografia do poeta no contexto da Belle Époque do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Biografia; Impressos; Olavo Bilac; Belle Époque; Rio de Janeiro.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.