Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional <em>DOI: 10.5965/1984723814262013171</em>
Abstract
O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.