Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional <em>DOI: 10.5965/1984723814262013171</em>

Authors

  • José Alexandre Silva UEPG
  • Luis Fernando Cerri UEPG

Abstract

O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Alexandre Silva, UEPG

Mestrando em Educação pela UEPG

Luis Fernando Cerri, UEPG

Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG

Published

2013-07-16

How to Cite

SILVA, José Alexandre; CERRI, Luis Fernando. Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional <em>DOI: 10.5965/1984723814262013171</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 171–198, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171. Acesso em: 22 nov. 2024.