ARTICULAÇÕES ENTRE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS E PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL: possibilidades para a vivência plena da cultura digital
Abstract
O artigo apresenta resultados da pesquisa de mestrado “Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital”, realizada nos anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos – um curso de pedagogia e um projeto de inclusão digital –, de modo a compreender a complementaridade na dinâmica de ambos, e identificar quais ações desenvolvidas por esses projetos possibilitaram a vivência e a formação da cultura digital entre os professores em formação. A investigação qualitativa e a natureza de estudo da etnopesquisa formação foram adotados enquanto perspectiva metodológica, e encontramos nos instrumentos - análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas - os subsídios necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste texto, procuramos analisar as ações desenvolvidas pelo curso de pedagogia, a fim de promover a articulação entre as escolas e o projeto de inclusão digital, apresentando e discutindo sobre o movimento de constituição e vivência da cultura digital que foi desencadeado na cidade de Irecê-Ba.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.