Festividades no cotidiano do Grupo Escolar Farroupilha: o caso da Semana da Asa (Farroupilha/RS, 1940-1944)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022285

Palavras-chave:

grupo escolar, festividades escolares, Semana da Asa

Resumo

Resultado de pesquisa sobre o Grupo Escolar Farroupilha, localizado em Farroupilha/RS, o texto objetiva analisar os festejos da “Semana da Asa”, ocorridos na década de 40 do século XX, na cotidianidade desta instituição. A festividade celebrava o patriotismo, vinculando-o às forças armadas e privilegiando práticas pedagógicas repletas de sentidos para a difusão de valores cívicos. Contribuições da História Cultural e História da Educação orientam a análise documental histórica de fotografias e documentos escritos. Analisando as práticas escolares de comemorar datas como importantes construtoras de memórias e sentimentos de pertencimento, atentamos especialmente para a “Semana da Asa” pensando-a vinculada à nacionalização do ensino, pois o festejo tinha como intuito promover a internalização do patriotismo, celebrar feitos da história nacional, seus heróis e símbolos. Como ritual marcante da cultura escolar, acabou por contribuir na difusão de valores cívicos e morais, exaltar o amor à moderna Pátria brasileira, destacando sua força, importância, beleza e riqueza, entre alunos, mas também para famílias e comunidade farroupilhense que participaram assistindo e prestigiando os festejos vividos na instituição.

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Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, University of Caxias Do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, História Regional do Brasil, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, cultura escolar, memórias da educação e escolarização entre imigrantes italianos. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive em projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da educação básica na rede pública municipal e particular.Atualmente é professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

LUCHESE, Terciane Ângela; FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Festividades no cotidiano do Grupo Escolar Farroupilha: o caso da Semana da Asa (Farroupilha/RS, 1940-1944). Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 285–310, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022285. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18819. Acesso em: 28 mar. 2024.