A sociedade da informação e os novos desafios para a educação<em>The information society and the new challenges for education</em>
Abstract
Neste artigo buscamos ampliar a discussão sobre os sentidos da “globalização” a partir da discussão sobre inclusão digital – acesso às tecnologias de informação e de comunicação/TIC – e as consequências e desafios para a educação. Dentro deste cenário, discutimos a produção teórica na área de educação sobre a incorporação das TICs no espaço educacional e a importância da formação continuada de professores neste processo. Enfatizamos que a discussão sobre a incorporação dos computadores e da internet na estrutura educacional inclui a necessidade de integrar os instrumentos tanto no nível de concepção quanto no da prática, levando em conta a complexidade da relação entre estes equipamentos e os conhecimentos e técnicas utilizados pelos docentes.
Palavras-Chave: Globalização. Tecnologias de Informação e de Comunicação. Formação de Professores. Tecnologia e Educação.
Abstract
In this article we seek to broaden the discussion on the meanings of ";globalization"; from the discussion of digital inclusion - access to information technologies and communication / ICT - and the consequences and challenges for education. Within this scenario, we discuss the theoretical production in education on the incorporation of ICT in education space and the importance of continuing education for teachers in this process. We emphasize that the discussion on the embodiment of computers and the Internet in the educational structure includes the necessity to integrate the instruments at both the design and in practice, taking into account the complexity of the relationship between such equipment and the knowledge and techniques used by teachers.
Keyworks: Globalization. Education and Technology. Information Technologies and Communication / ICT. Education for Teachers.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.