“No meu tempo, [...] haveria um respeito ao sexo e ao gênero das pessoas”: Reiterações das normas de gênero e da heteronormatividade no currículo escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822482021194Abstract
Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado em Educação que analisou os processos de (re)produção de sujeitos generificados em uma escola pública de Educação Básica, localizada em Aracaju (SE). Esta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica educacional entre os anos 2015 e 2017. Como metodologia, articulamos entrevistas semiestruturadas e análise do discurso e problematização de inspiração foucaultiana. Para produção de informações, utilizamos entrevistas com perguntas semiestruturada com 16 docentes (12 mulheres e 4 homens), com idade entre 27 e 66 anos. Foi possível perceber que as normas de gênero, em articulação com a heternormatividade, estão presentes na escola investigada a partir de discursos científico, biológico e religioso que, por sua vez, estabelecem dicotomias, vinculações e resistências caracterizando gênero como algo em constante produção e (re)produção. Considerando que problematização é um convite para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir, mobilizamos, pois, os excertos das entrevistas como um aceite a esse convite e como um modo de tensionar esses discursos.
Palavras-chave: Gênero. Escola. Pós-crítica. Heteronormatividade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.