Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821472020305Abstract
O presente artigo tem por objetivo analisar algumas das práticas recorrentes nas visitas dos inspetores escolares/supervisores pedagógicos de escolas unidocentes situadas na zona rural do município de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, compreendendo o período entre 1970 e 1988, a fim de recuperar vestígios do trabalho docente na zona rural. O texto analisa os registros resultantes da fiscalização e orientação das autoridades de ensino que anotavam suas observações e recomendações nos Livros de termos de visitas, sendo possível identificar algumas práticas realizadas nas escolas primárias rurais. Após a união, recuperação e seleção das fontes, analisou-se o total de 76 termos de visitas de quatro (4) escolas unidocentes rurais do município de Rio Claro. O estudo aponta como a atuação de inspetores de ensino/supervisores pedagógicos buscava uniformizar a prática docente em escolas primárias, fiscalizando o uso do programa de ensino e orientando as professoras sobre como ministrar uma boa aula. Outros pontos importantes que configuram a profissão docente são abordados no texto, como: constantes mudanças de professoras; faltas; pedidos de remoção; licenças e orientações sobre escrituração, ambiente escolar e distribuição da merenda.
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