Para um Projecto de Educação Integral Segundo Manuel Antunes, Sj – E um Novo Programa de Competências <br><br /><font size="-1"> For a Project of an Integral Education According to Manuel Antunes, Sj – And a New Program of Competence</font><br>
Abstract
O nosso artigo pretende apresentar as linhas mestras do pensamento pedagógico reformista inspirado num ideário de formação do homem todo e de todo o homem. Exercendo o seu múnus intelectual e pedagógico, o jesuíta e professor Manuel Antunes reflecte, com especial incidência nos anos 60 e 70 do século XX, sobre os grandes problemas, desafios e novos modelos antropológicos e sociais emergentes da sociedade pós-industrial e da emergente sociedade de informação. Os valores e contravalores, os novos ideais que povoam a juventude e lhe configuram um determinado horizonte de futuro, as aspirações e inquietações do homem contemporâneo, a emergência do ligeiro modelo do homem light a que chama de “homem-espuma” são problematizados por este pedagogo atento às derivas da sociedade hodierna. Baseados na proposta de reforma do ensino superior preconizada por Manuel Antunes em ordem ao desenvolvimento integral do estudante universitário, propomos um programa de desenvolvimento de competências intra-interpessoais e profissionais, tendo em vista a promoção do sucesso académico.
Palavras-Chaves: Manuel Antunes. Pedagogia. Reformas. Ensino Superior. Competências. Educação Integral.
Abstract: This article intents to present the guidelines of the pedagogic and reformist thought inspired in an ideary of training of the integral man and of every man. Exercising his/her intellectual and pedagogic munus, especially in the 60s and 70s of the 20th century, the Jesuit and teacher Manuel Antunes reflects upon the great problems, challenges and new anthropological and social models that emerged from the post-industrial society and from the emerging information society. The values and counter-values, the new ideals that populate young minds, and provide them with a future timeline, the aspirations and wonders of the contemporary man, the emergency of the quick model of the light man, to whom he calls ";foam man"; are problematised by this educator who is very attentive to the drifts of the hodiernal society. Based on the reform proposition of higher education preconized by Manuel Antunes to attain the integral development of the academic student, we propose a program of development of intra-personal and professional competences, keeping in mind to promote academic success.
Keywords: Manuel Antunes. Pedagogy. Reforms. Higher Education. Competences. Integral Education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.