Jóvenes y Adultos en Espacios Sociales Urbanos y Rurales: contextos de cultura escrita, alfabetización y conocimientos <br> Jovens e Adultos em Espaços Sociais Urbanos e Rurais: contextos de cultura escrita, alfabetização e conhecimento <br> Youngsters and Adults in Urban and Rural Social Areas: the context of written culture, literacy and knowledge
Abstract
El artículo recupera los primeros avances de un proyecto de investigación que indaga sobre las condiciones sociales y pedagógicas en espacios sociales rurales y urbanos de pobreza, posibilitando a los jóvenes y adultos el desarrollo de procesos de alfabetización y apropiación de la cultura escrita. La investigación se inscribe en los debates actuales sobre la noción de alfabetización, la conceptualización de la lengua escrita como una práctica social y el reconocimiento del lugar del contexto en los procesos de conocimiento. En la primera parte de este trabajo haremos referencia a lo sucedido entre las décadas del 60 y la actualidad y de que modo se ha afianzado el concepto de alfabetización como acceso a la cultura escrita. Entendemos que esta noción alude tanto a los textos cuanto a sus dimensiones históricas, sus contextos de uso, sus formas, sus interpretaciones y, sobre todo, la ubicación de la escritura en tanto uso del lenguaje en un tejido social. En la segunda parte recuperamos los avances realizados hasta el momento en relación con la manera en que entendemos y trabajaremos la noción de contexto y sus múltiples dimensiones.
Palabras-clave: Educación de Jóvenes e Adultos. Cultura Escrita. Alfabetización. Pobreza.
Resumo: O artigo recupera os primeiros avanços de um projeto de pesquisa que indaga sobre as condições sociais e pedagógicas em espaços sociais rurais e urbanos de pobreza, possibilitando aos jovens e adultos o desenvolvimento do processo de alfabetização e apropriação da cultura escrita. A pesquisa é baseada nos debates atuais sobre a noção de alfabetização, a conceitualização da língua escrita como prática social e o reconhecimento do lugar e do contexto no processo de conhecimento. Na primeira parte deste trabalho faremos referência ao acontecido entre as décadas de 60 e a atualidade, e de que modo tem se afiançado o conceito de alfabetização como aceso à cultura escrita. Entendemos que esta noção refere-se tanto aos textos quanto a suas dimensões históricas, seus contextos de uso, suas formas, suas interpretações e, principalmente, a localização da escrita tanto no uso da linguagem como no contexto social. Na segunda parte recuperaremos os avanços realizados até o momento em relação à forma como entendemos e trabalharemos a noção de contexto e suas múltiplas dimensões.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Cultura Escrita. Alfabetização. Pobreza.
Abstract: The article recovers the first improvements of a research project which questions the social and pedagogic conditions in social areas with rural and urban poverty, making it possible for youngsters and adults to develop the process of literacy and to acquire written culture. The research gets involved in present debates about the notion of literacy, the concept of written language as a social practice and the acknowledgment of the context place of the knowledge process. In the firs part of this article we will make reference to what happened in the 60´s and nowadays and in what way it has sustained the concept of literacy as access to written culture. We understand that this notion alludes to the text as well as its historic dimension, context usage, forms, interpretations, and above all, the place of writing in the usage of language and in its social weaving. In the second part, we bring back the developments made up to now in regards to the way we understand and work the notion of context and its multiple dimensions.
Keywords: Youngster and Adults Education. Written Culture. Literacy. Poverty.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.