Espaços de Rua e de Espetáculo no Carnaval de Florianópolis <br><font size="-1"><br /> Spaces of Street and Spectacle in Florianópolis’ Carnival </font><br />
Abstract
Este artigo diz respeito à análise espacial do carnaval brasileiro contemporâneo, em especial as ruas e sambódromo. Como objeto de pesquisa é descrito um bloco de rua – Bloco Rastafári – e uma escola de samba – Embaixada Copa Lord – de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. A pesquisa toma como referência a história do carnaval europeu; a análise antropológica de alguns espaços do carnaval brasileiro, e o aspecto formativo da cultura afro-brasileira na linguagem do evento carnavalesco. Enfim, esta pesquisa tenta compreender a evolução dos espaços de carnaval como suporte das relações entre seres humanos.
Palavras-Chave: Espaço. Carnaval. Espetáculo. História Cultural. Cultura Afro-Brasileira.
Abstract: This article discusses a spatial analysis of the Brazilian contemporary carnival, particularly in the streets and the “sambódromo”. As object of research a “bloco de rua” (street parade group) and a samba school are described and analized: Rastafari and Embaixada Copa Lord, both from the city of Florianópolis, capital of the Santa Catarina State, in the South of Brazil. The references to analize are the history of European carnival; the anthropological analysis of the strategic spaces of Brazilian carnival; and the formative aspects of the afro-Brazilian culture of the language in the carnival event. Finally, this research tries to understand the evolution processes of carnival spaces as a support between human relationships.
Keywords: Space. Carnival. Spectacle. Cultural History. Afro-Brazilian Culture.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.