O Processo de Construção da Escrita e da Leitura em Pré-Escolares
Abstract
Este texto fundamenta-se na teoria construtivista de aquisição da escrita. ResuIta do acompanhamento de um grupo de aproximadamente 25 crianças no processo de elaboração e construção dos elementos fundamentais à aquisição do alfabeto. Nesse processo são analisadas atividades da criança bem como a oportunidade das intervenções psicopedagógicas. Os instrumentos metodológicos utilizados consistem em observação e análise de entrevistas. Aborda a importância do grupo na construção do conhecimento, propiciando um trabalho de interação entre os pares, com resultados, até o presente momento, bastante significativos. Como resultado parcial, foi observado um melhor desempenho das cmianças em relação a oralidade, à adaptaçao e inclusão nos grupos, a aquisição de conceitos como o de número, cores, formas, tempo, reinos da natureza, número e emprego do vocabulário próprio e percepção do objeto língua escrita.
Abstract: This article is based on the constructivist theory of writing acquisition. It describes the advice of a group about 25 children in the process of elaboration and construction of basic elements to the acquisition of the alphabet. The child’s activities are analyzed in this process as well as the opportunity of the psychopedagogic interventions. The methodological instruments used consist in observing and analyzing the behavior as a whole. It stresses the importance of the group regarding the construction of knowledge enabling the interaction among pairs with significant results so far. As a partial result, a better performance of the children was observed in relation to adaptation. inclusion and oral performance. In addition, acquisition of concepts such as numbers, colors, formats. time, nature kingdoms, vocabulary’ usage and perception of the written language was observed as a better performance.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.