Considérations sur les déterminants d'une didactique de disciplines techniques: essai sur un mode semi-métaphorique<br>Considerações sobre os aspectos determinantes de uma teoria pedagógica de assuntos técnicos
Abstract
Des éléments éventuellement importants pour une didactique de disciplines techniques (telles la mécanique automobile, les soins infirmiers ou l’horticulture) sont examinés. Une attention particulière est accordée à la nature des savoirs techniques, dans leurs aspects privé et public, théorique et pratique, ainsi qu'à leur validation tant sociale qu'individuelle. Trois hypothèses principales sont émises, portant sur les critères de validation des savoirs par un individu, les caractéristiques d'une connaissance signifiante pour un technicien autonome réputé compétent et l'incertitude inhérente à l'acte même de formation du technicien. Quelques conclusions relatives aux programmes de formation technique et aux compétences des formateurs sont également tirées.
Mots clés: Formation professionnelle. Formation technique. Didactique. Signifiance
Este artigo examina elementos potencialmente importantes para uma teoria pedagógica de assuntos técnicos (como enfermagem, horticultura ou mecânica automotiva).Uma ênfase especial é dada à natureza do conhecimento técnico, tanto teórico quanto prático, em seus aspectos privados e públicos, e a suas validações sociais e individuais. São propostas três hipóteses em relação aos critérios de validação do conhecimento por um indivíduo, às características do conhecimento significativo para um técnico anônimo considerado competente, e à incerteza inerente à própria atividade do treinamento técnico. São também discutidas algumas conclusões relativas aos programas de treinamento e às habilidades daqueles que proporcionam o treinamento.
Palavras-chave: Treinamento vocacional. Treinamento técnico. Didática. Significado.
This paper examines potentially important elements for a pedagogic theory of technical subjects (such as nursing, horticulture or automotive mechanics). Special emphasis is given to the nature of technical knowledge, both theoretical and practical, in its private and public aspects, and to its social and individual validations. Three hypotheses are proposed concerning criteria for the validation of knowledge by an individual, the characteristics of meaningful knowledge for a reputedly competent autonomous technician and the inherent uncertainty of the very activity of technical training. Some conclusions relative to training programs and the abilities of those providing the training are also discussed.
Key words: Vocational training. Technical training. Didactics. Meaning
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.