Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empírico<br>Change, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
Abstract
Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central.
Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação Contínua
This study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.
Key words: Change. Innovation. Continuous Education.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.