Escola solidária: os discursos do voluntariado e sua relação com a educação<br>Solidarity School: the discourse of volunteers and their relation with education
Abstract
Este trabalho aborda a problemática que vem sendo investigada sobre os discursos do voluntariado e sua relação com a educação. Uma das questões de pesquisa é como esses discursos estão adentrando o campo educacional e constituindo a escola e os sujeitos nela inseridos de maneira a que todos passem a fazer parte de uma forma “solidária de ser”. Para tanto, busca situar o campo discursivo das organizações sociais – as quais têm incentivado uma dita “cultura do voluntariado”. Procura, ainda, centrar a discussão a partir de uma delas, a Organização “FAÇA PARTE - Instituto Brasil Voluntário”, que tem realizado ações diretamente voltadas ao campo escolar. O texto faz um “ensaio” a partir de análises ainda preliminares, sobre como essa prática de parceria – entre a escola, a sociedade e os órgãos públicos e/ou instituições públicas e privadas – contém muito dos discursos das políticas neoliberais atuais.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Discursos. Voluntariado. Organizações sociais.
This study concerns the discourse of volunteers and their relation with education. One of the issues addressed in the study is how this discourse enters the educational field and constitutes the school and the subjects inserted within it in such a way that all come to be part of a type of “state of solidarity”. To do so, the study seeks to locate the discursive field of social organizations – which have encouraged a “voluntary culture”. It also seeks to focus the discussion on one of them, the organization “FAÇA PARTE - Instituto Brasil Voluntário” [DO YOUR PART, Brazilian Voluntary Institute]’, which has conducted activities directly related to schools. The text presents a review, based on still preliminary analyses, about how this practice of partnership – between the school, society and public entities and or public and private institutions – contain much of the discourse of the current neo-liberal policies.
KEY WORDS: School. Discourse. Volunteers. Social Organizations.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.