Refletindo sobre a sexualidade na Educação Infantil<br>Reflecting about upon sexuality on in early Childhood Education
Abstract
É tarefa da educação infantil contemplar as múltiplas dimensões do processo de desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a intervenção do profissional que trabalha com crianças de 0 a 6 anos deve auxiliar no seu processo de constituição, pois este produz o caráter histórico do homem. E nesse caráter humano-histórico, certamente, está incluída a dimensão sexualidade. Portanto, necessário se faz libertar o ser das marcas repressoras construídas pela historicidade e registrar a importância da dialética, a fim de compreender a realidade como um processo, com perspectivas de mudanças abertas para novas visões e conceitos, priorizando a construção de um paradigma emancipatório de vida para meninos e meninas. A sexualidade precisa ser desvelada e analisada no interior de todo o contexto educativo, para que todas as pessoas, desde a mais tenra idade, sejam vistas como seres em plenitude no processo permanente de construção de uma cidadania sempre sexuada.
PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil. Educação sexual. Sexualidade. Profissionais da educação.
It is the function of early childhood education to contemplate the multiple dimensions of the development process of children. Thus, the intervention of professionals who work with children from 0 to 6 years old must help in the process of their constitution as a whole, because it is this process that produces the historical character of human beings. Sexuality is certainly part of this human-historical character. It is therefore necessary to liberate people from the repression left by history, and to register the importance of the dialectic, in order to understand reality as a changing process that is open to new visions and concepts. This perspective emphasizes the importance of constructing an emancipatory paradigm for boys and girls. Sexuality must be discovered and analyzed within a complete educational context, so that all people, from early ages, can be seen as complete beings in a permanent process of the construction of a citizenship that always has a sexual element.
KEYWORDS: Early childhood education. Sexual education. Sexuality. Education professionals.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.