Saberes de futuras professoras de matemática na Licenciatura em Educação do Campo: o papel da Imaginação Pedagógica no Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024127Palavras-chave:
formação de professores de matemática, educação do campo, estágio curricular supervisionado, saberes docentes, imaginação pedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo compreender os saberes mobilizados por estagiárias de um curso de Licenciatura em Educação do Campo – Área do Conhecimento Matemática –, em um processo de Imaginação Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa em andamento, cujo trabalho de campo tem sido realizado pela autora e pelo autor do artigo em componentes curriculares de estágio supervisionado. Os dados têm sido construídos a partir de diários reflexivos, memoriais de vida e de formação acadêmica, relatórios e outras tarefas produzidas pelas estagiárias durante o Tempo-Escola e o Tempo-Comunidade. A análise dos dados se deu pela categoria a priori: Saberes de futuras professoras de matemática para o campo. Os resultados evidenciaram as potencialidades da Imaginação Pedagógica como ação formativa no estágio supervisionado para a mobilização de saberes docentes, manifestada pelas estagiárias por meio de um olhar culturalmente sensível para a realidade escolar campesina. Além disso, apontaram as contradições existentes na escola ofertada à população camponesa e os desafios de promover um ensino de matemática com base no contexto camponês.
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