É possível um clube de matemática que forme professores?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024039Palavras-chave:
clube de matemática, professores que ensinam matemática, formação de professoresResumo
O presente artigo centra-se na formação de professores e parte da seguinte questão: como construir coletivamente um espaço que permita aos professores superar a visão limitada da atividade pedagógica que tem tentado se colocar como hegemônica dentro das salas de aulas brasileiras? Na busca por respostas, tem como principal objetivo apresentar reflexões sobre as potencialidades de um projeto, intitulado Clube de Matemática, que surge como um espaço privilegiado para a formação do professor que ensina matemática. Fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-cultural e no resultado de pesquisas desenvolvidas nesse âmbito, discute-se sobre a constituição desse espaço e suas potencialidades formativas, elencando seu movimento histórico que inicia na Universidade de São Paulo em 1999 e, ao longo dos tempos, foi se difundindo em diferentes regiões brasileira. Como principal resultado, o estudo aponta que a transposição do modelo vigente de formação somente pode se consolidar se professores em formação inicial e continuada tiverem a oportunidade de vivenciar experiências que levem à compreensão e transformação da realidade que os cerca. Isso passa pela criação de espaços que os coloquem como sujeitos de sua atividade, possibilitando-lhes compreender a escola como espaço de apropriação da cultura por meio de conhecimentos teóricos, como os de matemática, mediante uma organização intencional do ensino que tenha como principal objetivo o desenvolvimento das máximas capacidades dos estudantes, num movimento de compartilhamento de conhecimentos e experiências.
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