Conhecimentos mobilizados por futuros professores ao elaborarem propostas com materiais manipulativos e jogos para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva

Autores

  • Jean Carlos Lemes Serviço Social da Indústria – SESI
  • Eliane Matesco Cristovão Universidade Federal Itajubá – UNIFEI
  • João Ricardo Neves da Silva Universidade Federal de Itajubá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825592024067

Palavras-chave:

jogos, materiais manipulativos, conhecimentos docentes, formação de professores

Resumo

Considerando os jogos e Materiais Manipulativos como possibilidades para o ensino da Matemática numa perspectiva inclusiva, esta pesquisa teve o objetivo de investigar e compreender os conhecimentos mobilizados por futuros professores ao desenvolverem propostas de atividades pautadas no uso desses recursos. Realizada em uma disciplina voltada à Prática como Componente Curricular para licenciandos em Matemática de uma universidade federal de Minas Gerais, a pesquisa foi adaptada para o ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Os participantes elaboraram e executaram, na própria turma, atividades utilizando Jogos como "Tiguo" e "Frações com dominó" e Materiais Manipulativos como "Plano cartesiano em larga escala" e "Cuisenaire", com enfoque no ensino inclusivo. A análise dos dados, fundamentada na Base de Conhecimentos para o Ensino e no modelo do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), revelou que os licenciandos mobilizaram tanto conhecimentos matemáticos quanto pedagógicos, com maior recorrência dos subdomínios do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Observou-se que o contexto e as recomendações influenciaram significativamente a mobilização desses conhecimentos. Os seminários formativos possibilitaram discussões sobre o ensino da Matemática em uma perspectiva inclusiva, destacando a importância da integração entre orientações curriculares e práticas pedagógicas. A pesquisa também apontou oportunidades de ampliação das fronteiras do MTSK para abarcar os conhecimentos necessários para o ensino inclusivo, sugerindo a necessidade de uma formação que contemple tanto conhecimentos especializados quanto gerais do professor. Com o processo investigativo, destaca-se a premência por uma formação docente que articule o ensino da Matemática e o ensino numa perspectiva inclusiva, enfatizando a necessidade contínua de especialização docente.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

LEMES, Jean Carlos; CRISTOVÃO, Eliane Matesco; SILVA, João Ricardo Neves da. Conhecimentos mobilizados por futuros professores ao elaborarem propostas com materiais manipulativos e jogos para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 59, p. 67–95, 2024. DOI: 10.5965/1984723825592024067. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/26628. Acesso em: 21 dez. 2024.