A produção científica na Amazônia brasileira sobre os programas de formação continuada nas teses e dissertações e os desafios propostos no campo da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024249

Palavras-chave:

produção científica, formação continuada, Amazônia brasileira

Resumo

Este estudo objetiva analisar a formação continuada de professores como objeto de pesquisa nas teses e dissertações na produção científica na Amazônia brasileira no período de 2010 a 2020. Para isso, utilizamos como metodologia o estado de conhecimento a fim de se elucidar, nas pesquisas, os desafios enfrentados nesse campo. Dentre eles, podemos destacar a necessidade de lidar com a diversidade presente na região, considerando as diferenças culturais, socioeconômicas e geográficas, além da extensão territorial da Amazônia, que se configura como obstáculo para a implementação abrangente e contínua de ofertas de formação continuada. Essa reflexão permitiu pontuar, a partir das pesquisas, as recomendações e indicativos para melhorias e construção de políticas públicas aos diferentes níveis governamentais.  Concluímos que essas políticas devem ser inclusivas, contextualizadas e levar em consideração estratégias eficazes para se alcançar uma ampla cobertura territorial.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

PEREIRA, Mary Jose Almeida; VILLAREAL, Gabriela Milenka Arraya; PACHECO, Eduarda de Assunção. A produção científica na Amazônia brasileira sobre os programas de formação continuada nas teses e dissertações e os desafios propostos no campo da formação de professores. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 249–279, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024249. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25931. Acesso em: 21 dez. 2024.