A interseção entre internacionalização e docência na educação superior nas pesquisas da pós-graduação brasileira

Autores

  • Vanessa Gabrielle Woicolesco Universidade Federal da Integração Latino-Americana image/svg+xml
  • Marilia Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024011

Palavras-chave:

educação superior, internacionalização da educação superior, docência, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Na educação superior, o sentido estrito da docência está relacionado ao conhecimento do campo científico em uma perspectiva que o inter-relaciona, a partir de um saber pedagógico, com o ensino, a pesquisa e a extensão no processo de formação humana e de produção de outros conhecimentos. Na atualidade, o trabalho do docente sofre impactos do processo de globalização e de internacionalização, os quais modificam o paradigma da docência universitária e trazem implicações para os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo[1] tem como objetivo analisar a intersecção entre internacionalização e docência da Educação Superior, presente na produção de dissertações e teses nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Utilizou-se a metodologia do Estado do Conhecimento, tendo sido delimitado como recorte temporal os anos de 2001 a 2022. Os resultados indicam a necessidade de revisitar o papel da docência universitária nos contextos emergentes, pois as complexidades impostas à educação superior na contemporaneidade exigem práticas docentes mais inclusivas e integradas, que valorizem e respeitem a diversidade cultural e promovam a convivência e a comunicação intercultural no campus universitário. Destacamos a relevância da inclusão de estratégias voltadas ao desenvolvimento profissional docente no planejamento institucional de internacionalização. Em síntese, as pesquisas analisadas enfatizam a relevância de desenvolvimento profissional com foco na internacionalização, tendo sido constatado que essa formação tem ressonâncias na formação da identidade profissional docente.

 

[1] Este trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de Doutorado desenvolvida pela primeira autora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que teve como tema central analisar o impacto da Internacionalização da Educação Superior para a docência universitária.

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DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4460

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle; MOROSINI, Marilia Costa. A interseção entre internacionalização e docência na educação superior nas pesquisas da pós-graduação brasileira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 11–38, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25921. Acesso em: 21 dez. 2024.