Mapeamento do conhecimento em educação do campo nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí no período de 2017 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024442Palavras-chave:
produção acadêmica, educação do campo, estado da arteResumo
Com o desafio de mapear o conhecimento acadêmico nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sobre o tema Educação do Campo, este estudo traz como objetivo geral discutir os principais temas das teses e dissertações dos 07 (sete) cursos de pós- graduação da UFPI que, em razão das linhas de pesquisa e área de concentração, são passíveis da abordagem do tema, no período de 2017 a 2022. Como objetivos específicos, este estudo delimitou: 1) Categorizar os temas mais recorrentes dentro das produções acadêmicas dos programa; 2) Analisar os métodos e resultados alcançados nas pesquisas estudadas; e 3) Enfatizar os autores mais referenciados nas pesquisas supracitadas. Em sua metodologia, utilizamos o levantamento bibliográfico do período de 2017 a 2022, dentro das publicações disponíveis nos bancos de dados digitais dos programas de pós-graduação da UFPI. Como resultados iniciais, a pesquisa nos apontou desafios quanto ao estudo da educação no campo, visto que as pesquisas na UFPI ainda estão tímidas com relação às necessidades que a educação do campo precisa superar para manter-se funcionando com qualidade.
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