Desafio do Ensino da Unidade temática Esportes na Educação Física Escolar no contexto do Currículo Base do Território Catarinense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825592024324

Palavras-chave:

currículo, ensino, escola, planejamento didático

Resumo

O Estado de Santa Catarina, após a promulgação da Base Nacional Comum Curricular, elaborou o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), finalizado em 2019, e implantado nas escolas públicas estaduais e municipais das cidades que aderiram a esse documento. As reflexões expressas neste estudo buscam investigar como ocorreu a implantação da Unidade Temática Esportes do CBTC nas escolas da rede municipal e estadual de uma cidade do interior do estado. A pesquisa toma como referência os documentos curriculares orientadores, faz uma abordagem da Educação Física nos documentos curriculares de Santa Catarina e traz apontamentos sobre o ensino dos esportes na escola. Para obtenção dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física do Ensino Fundamental – Anos Finais das escolas das redes estadual e municipal de uma cidade de pequeno porte do estado. A entrevista abordou a prática pedagógica dos professores, a implantação do currículo, a formação continuada e a organização do planejamento com base nos documentos curriculares orientadores. A pesquisa apontou uma defasagem no processo de formação continuada dos professores. Bem como identificou uma centralização no ensino dos esportes tradicionais como vôlei e futebol, mesmo com o CBTC propondo um ensino diversificado de modalidades esportivas. Essa centralização está relacionada aos espaços e materiais disponíveis na escola e aos aspectos da cultura local, que influenciam a organização dos planejamentos de ensino dos professores.

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Biografia do Autor

Henrique de Souza Laureano, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação Física.

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

LAUREANO, Henrique de Souza; BENDRATH, Eduard Angelo. Desafio do Ensino da Unidade temática Esportes na Educação Física Escolar no contexto do Currículo Base do Território Catarinense. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 59, p. 324–354, 2024. DOI: 10.5965/1984723825592024324. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25475. Acesso em: 21 dez. 2024.