Desafio do Ensino da Unidade temática Esportes na Educação Física Escolar no contexto do Currículo Base do Território Catarinense
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024324Palavras-chave:
currículo, ensino, escola, planejamento didáticoResumo
O Estado de Santa Catarina, após a promulgação da Base Nacional Comum Curricular, elaborou o Currículo Base do Território Catarinense (CBTC), finalizado em 2019, e implantado nas escolas públicas estaduais e municipais das cidades que aderiram a esse documento. As reflexões expressas neste estudo buscam investigar como ocorreu a implantação da Unidade Temática Esportes do CBTC nas escolas da rede municipal e estadual de uma cidade do interior do estado. A pesquisa toma como referência os documentos curriculares orientadores, faz uma abordagem da Educação Física nos documentos curriculares de Santa Catarina e traz apontamentos sobre o ensino dos esportes na escola. Para obtenção dos dados, foi realizada entrevista semiestruturada com os professores de Educação Física do Ensino Fundamental – Anos Finais das escolas das redes estadual e municipal de uma cidade de pequeno porte do estado. A entrevista abordou a prática pedagógica dos professores, a implantação do currículo, a formação continuada e a organização do planejamento com base nos documentos curriculares orientadores. A pesquisa apontou uma defasagem no processo de formação continuada dos professores. Bem como identificou uma centralização no ensino dos esportes tradicionais como vôlei e futebol, mesmo com o CBTC propondo um ensino diversificado de modalidades esportivas. Essa centralização está relacionada aos espaços e materiais disponíveis na escola e aos aspectos da cultura local, que influenciam a organização dos planejamentos de ensino dos professores.
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