Escola segura: perspectivas e propostas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024355Palavras-chave:
representações sociais, violências contra as escolas, segurança nas escolasResumo
Diante dos recentes ataques violentos, as escolas brasileiras enfrentam desafios significativos para manterem um ambiente seguro e pacífico, essencial para a promoção da educação e da interação social harmoniosa. Esses incidentes reacenderam o debate sobre segurança escolar, gerando diversas propostas para assegurar a proteção necessárias nesses espaços educacionais. Frente a este quadro, o presente trabalho teve como objetivo investigar a concepção de profissionais com relevante atuação na área de educação sobre segurança escolar. Por meio de um estudo qualitativo utilizando o método de análise estrutural do discurso (Greimas, 1996; Martinic, 2006), baseado na teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1994, 2015; Jodelet, 2001; Martinic, 2006), este trabalho analisou discursos de profissionais da Educação. O material analisado foi retirado do ciclo de debates sobre segurança escolar promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Os resultados apontam para o entendimento dos profissionais da Educação de que uma escola segura deve ter uma infraestrutura condizente com um ambiente de liberdade e ser construída sobre valores democráticos de diversidade e tolerância dentro de uma Cultura de Paz, estando esses discursos alinhados à literatura internacional sobre o tema, em oposição à implementação exclusiva de instrumentos de segurança.
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