Escola segura: perspectivas e propostas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825592024355

Palavras-chave:

representações sociais, violências contra as escolas, segurança nas escolas

Resumo

Diante dos recentes ataques violentos, as escolas brasileiras enfrentam desafios significativos para manterem um ambiente seguro e pacífico, essencial para a promoção da educação e da interação social harmoniosa. Esses incidentes reacenderam o debate sobre segurança escolar, gerando diversas propostas para assegurar a proteção necessárias nesses espaços educacionais. Frente a este quadro, o presente trabalho teve como objetivo investigar a concepção de profissionais com relevante atuação na área de educação sobre segurança escolar. Por meio de um estudo qualitativo utilizando o método de análise estrutural do discurso (Greimas, 1996; Martinic, 2006), baseado na teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1994, 2015; Jodelet, 2001; Martinic, 2006), este trabalho analisou discursos de profissionais da Educação. O material analisado foi retirado do ciclo de debates sobre segurança escolar promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Os resultados apontam para o entendimento dos profissionais da Educação de que uma escola segura deve ter uma infraestrutura condizente com um ambiente de liberdade e ser construída sobre valores democráticos de diversidade e tolerância dentro de uma Cultura de Paz, estando esses discursos alinhados à literatura internacional sobre o tema, em oposição à implementação exclusiva de instrumentos de segurança.

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Biografia do Autor

Willer Moravia, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela PUC-Rio, é Mestre em Educação pela mesma universidade, na linha de
Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições. Advogado militante, é Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José - RJ. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio).

Maria Eduarda da Cunha Silva, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela PUC-Rio na linha de Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições, é
professora graduada em Letras Monolíngue pela mesma universidade. Atua no Ensino Médio de rede particular como professora de Literatura e na Educação Popular como coordenadora de Pré-Vestibular Social. Integra o Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

MORAVIA, Willer; SILVA, Maria Eduarda da Cunha. Escola segura: perspectivas e propostas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 59, p. 355–378, 2024. DOI: 10.5965/1984723825592024355. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25474. Acesso em: 21 dez. 2024.