Interfaces da Educação Especial na produção científica da área da Educação (2019–2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825592024379

Palavras-chave:

revisão de literatura, educação especial, produção do conhecimento, produções científicas brasileiras

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o debate sobre Educação Especial no Brasil, veiculado em publicações da área da Educação ocorridas entre 2019 e 2023. Considera, assim, publicações constantes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e em anais de Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPEd). Do corpus de publicações analisadas, com base no qual emergiu um conjunto de recortes temáticos, se sobressai o apontamento de dificuldades e fragilidades no processo de inclusão e em práticas pedagógicas correspondentes, assim como o reconhecimento da importância da Política Nacional da Educação Especial (PNEE), seus desdobramentos para a consolidação da educação especial no País e o potencial espaço de investigação e produção do conhecimento a partir das interfaces da temática analisada. Conclui que o debate presente nas publicações transcendeu as fronteiras de um tema específico, tendo se inserido em um quadro educacional mais abrangente, com o lançamento de questões que interpelam o cotidiano da escola, as práticas pedagógicas e o contexto educacional brasileiro, com seus dilemas e reveses, estabelecendo confluências e intersecções com a produção acadêmica na área da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2005), Especialização em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar - UNIFACVEST (2006), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2023), Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, (2020), Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Joaçaba na linha de processos Educativos (2021...). Servidor do magistério público estadual de Santa Catarina, lotado na Coordenadoria Regional de Educação de Seara. 

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2013). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability em Países da América Latina (Geppaya) e membro do Grupo de Pesquisa "Educação, Políticas Públicas e Cidadania" (GEPPeC). É pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ-1D), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). 

Referências

ADAMS, Fernanda Welter; TARTUCI, Dulcéria. O programa de iniciação à docência e a discussão sobre a educação especial. Insignare Scientia, [s.l.], v. 3, n. 5, p. 1-24, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143. Acesso em: 30 jan. 2024.

ALMEIDA, Maria Amelia. Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências. Educação Especial, Santa Maria, p. 23-32, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4912/2949. Acesso em: 30 jan. 2024.

ALMEIDA, Mariangela Lima de; MARTINS, Ines de Oliveira Ramos. Prática pedagógica inclusiva: a diferença como possibilidade. Vitória: GM, 2009. p. 71-100.

ALMEIDA, Mariangela Lima de; MELO, Douglas Christian Ferrari de; FRANÇA, Marileide Gonçalves França. Repercussão da política nacional de educação especial no Espírito Santo nos últimos dez anos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e217129, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SRdF9dyLhBFP3bmsWdWgDbc/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino; MAGALHÃES, Luciana de Oliveira Rocha; SANTOS, Ruzia Chaouchar dos. Mas ele tem laudo! Implicações do decreto 10.502/2020 no desmonte das políticas públicas para educação inclusiva. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, n. 51, p. 127-131, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/51429. Acesso em: 30 jan. 2024.

AMARAL, Mateus Henrique do; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; FREITAS, Ana Paula de. Educação especial, formação do professor e a prática de ensino: sentidos no estágio supervisionado da licenciatura. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 39, 2019, Niterói. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anped, 2019. Disponível em: https://anais.anped.org.br/p/39reuniao/trabalhos?field_prog_gt_target_id_entityreference_filter=33 f. Acesso em: 15 fev. 2024.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino; SANTOS, Ruzia Chaouchar dos; MAGALHÃES, Luciana de Oliveira Rocha. Em defesa da educação inclusiva. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, n. 51, p. 1-10, 2020. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752020000200001. Acesso em: 31 jan. 2024.

ANPED - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA. ANPEd e ABPEE denunciam retrocessos em nova política de educação especial lançada pelo governo. Rio de Janeiro: Anped; ABPEE, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/anped-e-abpee-denunciam-retrocessos-em-nova-politica-de-educacao-especial-lancada-pelo-governo#:~:text=ANPEd%20e%20ABPEE%20denunciam%20que,dos%20sujeitos%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20especial. Acesso em: 15 fev. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Glauco Henrique Clemente; COLETTI, Érica de Souza; VIEIRA, Nágilla Regina Saraiva; SALES, Tiago Amaral. O golpe de 2016 e as ameaças para a educação do Brasil. SCIAS – Direitos humanos e educação, Belo Horizonte, v. 3, n .1, p. 138-161, jan./jun. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4551/pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

BASSO, Jaqueline Daniela; NERES, Celi Corrêa. Educação especial e língua brasileira de sinais na formação de professores do campo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 106-124, jan./dez. 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3622. Acesso em: 30 jan. 2024.

BAZZO, Vera; SCHEIBE, Leda. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1038. Acesso em: 30 jan. 2024.

BEZERRA, Giovani Ferreira. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto) crítica propositiva. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. 1-26, jan./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24342. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, Edição 28, p. 87, 10 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: equitativa, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, Edição 189, p. 6, 1 out. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do censo escolar da educação básica 2021. Brasília, DF: INEP/MEC, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 20 dez. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEE, 2008.

BRÍGIDA, Izane Flexa Santa; LIMEIRA, Carolline Septimio. Educação inclusiva: dos avanços à legalização do retrocesso. Diálogos e Diversidade, Jacobina, Bahia, v. 1, p. 1-12, 2021.

Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/rdd/issue/view/599. Acesso em: 30 jan. 2024.

BUENO, Melina Brandt; LEITE, Graciliana Garcia; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino remoto para estudante público-alvo da educação especial nos institutos federais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 38, e33814, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/33814. Acesso em: 30 jan. 2024.

CABRAL, Rosangela Costa Soares; DAMASCENO Allan; LOUREIRO, Célia; MOREIRA, Joana; AZEVEDO, Sonia. Atendimento educacional especializado (AEE) e educação especial: reflexões críticas sobre o processo de inclusão na contemporaneidade. Mosaico, [s.l.], v. 11, n. 1, p. 39-46, 2020. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/2245. Acesso em: 30 jan. 2024.

CAMIZÃO, Amanda Costa; CONDE, Patricia Santos; VICTOR, Sonia Lopes. A implantação do ensino remoto na pandemia: qual o lugar da educação especial? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ftkkwwZtMh4VgHymv5G5WHD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

CASAGRANDE, Rosana de Castro. O campo acadêmico da educação especial no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.

CASAGRANDE, Rosana de Castro; MAINARDES, Jefferson. O campo acadêmico da educação especial no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, p. 119-138, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/dm8FKTPRGwCWYCngQKntgjN/. Acesso em: 31 jan. 2024.

DALLA VALLE, Paulo Roberto. Inclusão, currículo e planejamento: intersecções com a educação inclusiva. Diversidade e Educação, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 376-387, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.14226. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14226. Acesso em: 31 jan. 2024.

ESPER, Marcos Venicio; ARAÚJO, Jeferson Santos; SANTOS, Manoel Antônio dos; NASCIMENTO, Lucila Castanheira. Atuação do professor de educação especial no cenário da pandemia covid-19. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 28, p. 227-242, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/JxgS8pmK3RgD3dP3t4mnJZx/. Acesso em: 31 jan. 2024.

FELCKILCKER, Juceli Baldissera; TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Questões atuais da educação especial: mapeamento de literatura. Revista Diálogo e Perspectiva em Educação Especial, Marília, SP v. 10, n. 1, p. 187-202, jan./jun., 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13622/10922. Acesso em: 30 jan. 2024.

FRANÇA, Marileide Gonçalves; MELO, Douglas Christian Ferrari de; ALMEIDA, Mariangela Lima de. O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de educação especial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 117, p. 1000-1022, out./dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/SmMYKyRVqQzFQrksRZ6NCks/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. CNE ignora entidades da área e aprova parecer e resolução sobre BNC da Formação. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 1, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/1711. Acesso em: 30 jan. 2024.

GABRIEL, Emilio; DRAGO, Rogério. Educação especial e educação inclusiva no contexto das políticas públicas: uma revisão histórica e legal. Revista Transformar, n. 15, p. 66-83, ago./dez. 2021. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/631. Acesso em: 30 jan. 2024.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Educação inclusiva: reflexões a partir das políticas educacionais recentes. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 3, p. 343-351, set./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/832. Acesso em: 30 jan. 2024.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 3, p. 299-316, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/mg3MPrvddFrLSQBznDJGXRh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 101-119, mar. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141324782013000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2024.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Disputas conservadoras na política de educação especial na perspectiva inclusiva. In: GARCIA, Rosalba Maria Cardoso (org.). Políticas de educação especial no Brasil no início do século XXI. Florianópolis: Núcleo de Publicações do CED, 2017. p. 19-66.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991–2011): uma análise da produção do GT15 – educação especial da ANPEd. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, p. 105-124, maio/ago. 2011. Edição especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/G89VhYqSyh7VqLbhb5hF4Xm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 8, p. 227-564, jul./dez. 2014. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/449. Acesso em: 30 jan. 2024.

GLAT, Rosana. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2007.

GLAT, Rosana. Políticas de inclusão e diversidade: avanços e recuos. In: NAJJAR, Jorge; VASCONCELOS, Maria Celi (orgs.). A LDB e as políticas educacionais: perspectivas, possibilidades e desafios, 20 anos depois. Curitiba: Appris, 2018. p. 187-197.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macêdo Varela. Educação especial no contexto de uma educação inclusiva. In: GLAT, Rosana (org.). Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2015. p. 15-37.

GLAT, Rosana; NOGUEIRA, Mario Lucio de. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Comunicações, Piracicaba, ano 10, n. 1, p. 134-141, jun. 2003. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/comunicacoes/article/view/1647. Acesso em: 30 jan. 2024.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.

JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.

JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno. Produção do conhecimento no GT educação especial: uma análise de tendências e de desafios (2011-2021). In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 41., 2023, Manaus. Anais [...]. Manaus: Anped, 2023. Disponível em: http://anais.anped.org.br/41reuniao. Acesso em: 15 fev. 2024.

KASSAR, Monica de Carvalho. Ciência e senso comum no cotidiano das classes especiais. Campinas: Papirus, 1995.

KASSAR, Monica de Carvalho. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e o atendimento educacional especializado. In: MARTINS, Lúcia de Araújo; PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento Luz (orgs.). Inclusão escolar e social: novos contextos, novos aportes. Natal: Editora da UFRN, 2012. p. 55-67.

KASSAR, Monica de Carvalho. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/V9C4DP9Fq9bWBcXszfWsWJC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

KASSAR, Monica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Embates e disputas na política nacional de educação especial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SVmZZLzBnrZFnyqXR9TSpYc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Campinas: Unicamp, 2002.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O direito de ser, sendo diferente, na escola. Revista CEJ, Brasília, DF, n. 26, p. 36-44, jul./set. 2004. Disponível em: https://revistacej.cjf.jus.br/cej/index.php/revcej/article/view/622. Acesso em: 30 jan. 2024.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Escola dos “diferentes” ou escola das diferenças? Revista Aprendizagem, Pinhais, v. 2, p. 30-32, 2008. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n135/09.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O atendimento educacional especializado na educação infantil. Revista Inclusão, Brasília, DF: MEC, v. 5, n. 1, p. 12-15, jul./dez. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: histórias e políticas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MICHELS, Maria Helena. Paradoxos da formação de professores para a educação especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico psicológico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 11, n. 2, p. 255-272, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/BPyrWSTNN6XLSpY9ZVtyQWr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 406-560, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/9DKY9WgbVLqNqvyLkpVDZNS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

MICHELS, Maria Helena. O que há de novo na formação de professores para a educação especial? Revista de Educação Especial, Santa Maria, v. 24, n. 40, p. 219-232, maio/ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2668. Acesso em: 30 jan. 2024.

MICHELS, Maria Helena. Formação de professores de educação especial no Brasil. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40., 2021, Manaus. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anped, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/gt15-trabalho_encomendado_40rn.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.

MICHELS, Maria Helena; VAZ Kamille. A política de formação para os professores da educação especial: a ironia do discurso. In: EVANGELISTA, Olinda; KENJI SEKI, Allan (orgs.). Formação de professores no Brasil: leituras a contrapelos. Araraquara: Junqueira & Morin, 2017. p. 149-168.

NOGUEIRA, Adrinelly Leme; BORGES, Maria Célia. A BNC-Formação e a formação continuada de professores. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 188-204, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13875. Acesso em: 30 jan. 2024.

NUNES, Debora. R. P.; SCHMIDT, Carlo. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 173, p. 84-104, jul./set. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5494. Acesso em: 30 jan. 2024.

ORLANDIN, Barbara de Souza. A Educação Especial inclusiva sob a ótica dos sujeitos: sentidos em disputa. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 40, 2021, Manaus. Anais [...]. Rio de Janeiro: Anped, 2021. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_45-8 Acesso em: 15 fev. 2024.

PAES, Simone Schelbauer Moreira; RENK, Valquíria Elita; SIMÃO-SILVA, Daiane Priscila. A inclusão de alunos com TDAH – um decênio das diretrizes de Educação Especial em Santa Catarina: um modelo de beneficência? Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 254-273, jan./mar. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/wTrsS6svFXc9NLLGT6YPMCw/. Acesso em: 31 jan. 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VNnyNh5dLGQBRR76Hc9dHqQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Educação Especial e inclusão escolar: uma radiografia do atendimento educacional especializado nas redes de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Ciências Humanas e Sociais em Revista, Rio de Janeiro, v. 34, p. 31-48, jan./jun. 2012a. Disponível em: https://eduinclusivapesq-uerj.pro.br/wpcontent/uploads/2020/05/PLETSCH_Artigosemperiodicos_2012.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Uma análise sobre o atendimento educacional especializado: políticas, práticas e formação de professores. InterMeio, Campo Grande, v. 18, p. 1-15, jul./dez. 2012b. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2379. Acesso em: 30 jan. 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Formação docente em tempos de inclusão escolar: em foco as práticas do atendimento educacional especializado. In: MARTINS, Lúcia de Araújo; PIRES, José; PIRES, Gláucia Nascimento Luz (orgs.). Caminhos para uma educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Ideia, 2014a. p. 115-132.

PLETSCH, Márcia Denise. Educação especial e inclusão escolar: políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poíesis Pedagógica, Goiânia, v. 12, p. 7-26, 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/31204. Acesso em: 30 jan. 2024.

PLETSCH, Márcia Denise. Dimensões da formação de professores no contexto de políticas de inclusão escolar à luz da perspectiva histórico-cultural. In: VICTOR, Sonia; OLIVEIRA, Ivone de (orgs.). Educação especial: políticas e formação de professores. Marília: ABPEE, 2016. p. 213-222.

PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana. Plano educacional individualizado (PEI): um diálogo em práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise (orgs.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. p. 17-32.

RAFANTE, Heulalia Charalo; SELINGARDI, Sergio Cristóvão; SILVA, Sonia de Oliveira da; SILVA, Lenaye Valvassori. Impactos da política da educação especial (2008) no Ceará e em Fortaleza. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/163914. Acesso em: 30 jan. 2024.

RAMALHETE, Mariana Passos. Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022). Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21380/209209217643. Acesso em: 30 jan. 2024.

RODRIGUES, Olga Maria Piazentini Rolim; CAPELINI, Vera Lúcia Messias Fialho; SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. Fundamentos históricos e conceituais da educação especial e inclusiva: reflexões para o cotidiano escolar no contexto da diversidade. Redefor, [s.l.], 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155246?locale=pt_BR. Acesso em: 30 jan. 2024.

ROSA, Júlia Gabriele Lima da; LIMA, Luciana Leite. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 27, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5nfd85TJZydqDPJVQDMM5Tk/. Acesso em: 31 jan. 2024.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista da Educação Especial, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 19-23, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Causa impedimento, deficiência e incapacidade, segundo a inclusão. Revista Reação, São Paulo, ano XIV, n. 87, p. 14-16, jul./ago. 2012. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 30 jan. 2024.

SCHABBACH, Letícia Maria; ROSA; Júlia Gabriele Lima da. Segregar ou incluir? coalizões de defesa, ideias e mudanças na educação especial. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 55, n. 6, p. 1312-1332, nov./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/85023. Acesso em: 30 jan. 2024.

SOUSA, Lazaro Mourão. Educação especial no Brasil: o que a história nos conta sobre a educação da pessoa com deficiência. Bibliomar, São Luís, v. 19, n. 1, p. 159-173, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/13636. Acesso em: 30 jan. 2024.

SOUZA, Sirlene Brandão de. Os campos político e acadêmico e o discurso sobre educação especial. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, e97373, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/WNTQJLcRs8YsxcvwhY8xPyb/?lang=pt. Acesso em: 31 jan. 2024.

STREMEL, Silvana. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

TAVARES, Renato Vitor da Silva; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A extensão em educação especial e o processo formativo de licenciandos. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v. 18, n. 39, p. 50-67, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/77460. Acesso em: 30 jan. 2024.

TILLMANN, Luana; ALMEIDA, Judith Mara de Souza. A oferta da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva na educação profissional e tecnológica. Metodologias e Aprendizado, Florianópolis, v. 1, p. 123-129, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1123. Acesso em: 30 jan. 2024.

THESING, Mariana Luzia Côrrea; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. As pesquisas em educação especial na ANPED: a produção do conhecimento nas reuniões científicas nacionais. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1146-1166, jul./set. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12426. Acesso em: 15 fev. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 45, p. 1-18, jan./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21512. Acesso em:30 jan. 2024.

SILVA, Régis Henrique dos Reis; MACHADO, Robson; SILVA, Ribamar Nogueira. Golpe de 2016 e a educação no Brasil: implicações nas políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 19, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182968. Acesso em: 30 jan. 2024.

URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz; DAL FORNO, Letícia Fleig; SILVA, Ivan Vieira da. A gestão do conhecimento na educação especial: estudo de caso dos estudantes autistas da cidade de Toledo-PR. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 6, n. 11, p. 81-11, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7884. Acesso em: 30 jan. 2024.

VAZ, Kamille. Professor, Profissional ou educador: a concepção de professor de educação especial nas produções acadêmicas do campo específico da educação especial (2000–2016). Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 1, p. 101-116, jan./mar. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/G5DTB3pzQRsNBBJHbLTKyCr/. Acesso em: 31 jan. 2024.

VAZ, Kamille; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Modelos de formação do professor de educação especial: estratégias de consolidação da política educacional. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados, v. 5, n. 13, p. 47-59, 2015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4976. Acesso em: 30 jan. 2024.

ZERBATO, Ana Paula; VILARONGA, Carla Ariela Rios; SANTOS, Jéssica Rodrigues. Atendimento educacional especializado nos institutos federais: reflexões sobre a atuação do professor de educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 27, p. 319-336, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nccRhD3yhzFM8HwjGjvYCdv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

DALLA VALLE, Paulo Roberto; NARDI, Elton Luiz. Interfaces da Educação Especial na produção científica da área da Educação (2019–2023). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 59, p. 379–410, 2024. DOI: 10.5965/1984723825592024379. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25382. Acesso em: 21 dez. 2024.