Interfaces da Educação Especial na produção científica da área da Educação (2019–2023)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825592024379Palavras-chave:
revisão de literatura, educação especial, produção do conhecimento, produções científicas brasileirasResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o debate sobre Educação Especial no Brasil, veiculado em publicações da área da Educação ocorridas entre 2019 e 2023. Considera, assim, publicações constantes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e em anais de Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa (ANPEd). Do corpus de publicações analisadas, com base no qual emergiu um conjunto de recortes temáticos, se sobressai o apontamento de dificuldades e fragilidades no processo de inclusão e em práticas pedagógicas correspondentes, assim como o reconhecimento da importância da Política Nacional da Educação Especial (PNEE), seus desdobramentos para a consolidação da educação especial no País e o potencial espaço de investigação e produção do conhecimento a partir das interfaces da temática analisada. Conclui que o debate presente nas publicações transcendeu as fronteiras de um tema específico, tendo se inserido em um quadro educacional mais abrangente, com o lançamento de questões que interpelam o cotidiano da escola, as práticas pedagógicas e o contexto educacional brasileiro, com seus dilemas e reveses, estabelecendo confluências e intersecções com a produção acadêmica na área da educação.
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