Experimentações docentes a partir do Programa de Residência Pedagógica: maneiras, gestos e modos de fazer a docência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023135Palavras-chave:
residência pedagógica, docência, formação de professoresResumo
Os saberes relacionados ao exercício da docência são fundamentados por arranjos múltiplos que combinam elementos diferentes e plurais. Sendo assim, é possível reivindicar uma prática que não exija unicamente um conjunto de habilidades e competências para pensar a formação de professores, mas que conceda, também, lugar ao estudo do ofício para tratar da dimensão constitutiva docente. A partir dessa perspectiva, o presente artigo propõe-se a apresentar experimentações docentes de licenciandos no Programa de Residência Pedagógica fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e implementado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2018 - 2020), destacando suas vivências em contextos escolares. Dessa forma, os residentes participantes destacam a ampliação do conhecimento da realidade escolar, o estudo sobre os processos de ensinar e aprender, as contribuições do trabalho em equipe e as experiências em sala de aula como os diferenciais do Programa. Evidencia-se grande importância para os “encontros” que se deram no espaço escolar, e a prática educativa dos licenciandos passa a ser entendida a partir da relação com os estudantes da escola. A partir de suas vivências no âmbito da Residência Pedagógica, os bolsistas reconhecem que novos conhecimentos foram produzidos sobre a docência, mas também se evidenciam diferentes atitudes e posturas em relação à escola pública e aos estudantes, junto a uma maior valorização da docência e reafirmação das suas escolhas profissionais.
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