Iniciação à docência na Unilab: contributos Brasil – Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023090Palavras-chave:
iniciação à docência, Brasil, Cabo VerdeResumo
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é marcada pela dupla missão de integração internacional e desenvolvimento regional. Ao longo de pouco mais de uma década, dentre outras políticas públicas voltadas à formação de professores, destaca-se o Pibid, que visa oportunizar a inserção de estudantes de cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Considerando esse contexto, o presente artigo busca refletir sobre a experiência do Pibid na Unilab e seus contributos à educação em Cabo Verde. De abordagem qualitativa, metodologicamente, o texto se utilizou da narrativa de história de vida de um egresso cabo-verdiano do Pibid/Unilab como estratégia de aproximação com a realidade. Os achados revelam que a experiência em pauta contribuiu para a consecução da missão da Unilab, qual seja, o processo de integração internacional e inserção social, com a participação de estudantes, em especial, os internacionais, nas escolas públicas de educação básica. Essas instituições se constituíram como espaços formativos, de diálogo, de (re)existência e (re)conhecimento da diversidade cultural, contribuindo para diminuir o preconceito e o racismo ainda tão presentes na sociedade. Conclui-se que a atuação de licenciandos no Pibid/Unilab possibilitou aprendizagens, reflexões e parcerias sobre a formação inicial nas áreas de atuação da universidade e que foram ressignificadas pelos egressos em seu exercício profissional nos países parceiros, notadamente em Cabo Verde.
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