Formação de docentes em Ciências Biológicas e Educação Física: reflexões a partir do PIBID e da Residência Pedagógica

Autores

  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023065

Palavras-chave:

políticas de formação docente, residência pedagógica, Pibid, identidade docente

Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo analisar como a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e na Residência Pedagógica (RP) contribuem para a formação de docentes em Ciências Biológicas e Educação Física de uma instituição de ensino do estado do Rio de Janeiro. Para tal, pretende-se: analisar criticamente as políticas públicas de formação docente, com ênfase no PIBID e no RP; identificar os resultados desses programas na formação inicial de professores de Educação Física e Ciências Biológicas. Para alcançar tais objetivos, foram explorados dois vetores: a formação da identidade docente e as implicações do Pibid e do RP para a prática docente. Nesse sentido, optamos por um estudo de caso, com abordagem qualitativa de pesquisa, que discutiu o desenvolvimento dos programas em tela frente aos dois vetores supracitados. Como procedimento de investigação foi empreendida uma análise pautada nos princípios da Teoria de Certeau. Os resultados apontam que esses programas promovem a reflexão crítica, inovação e práticas pedagógicas transformadoras, provando ser cruciais durante crises, como a pandemia de COVID-19. As políticas públicas devem apoiar tais iniciativas para melhorar a educação básica, considerando a diversidade e complexidade da realidade educacional brasileira.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de. Formação de docentes em Ciências Biológicas e Educação Física: reflexões a partir do PIBID e da Residência Pedagógica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 65–89, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023065. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24428. Acesso em: 25 dez. 2024.