Ecos do Pibid e PRP em memoriais de formação no Estágio Supervisionado Obrigatório em letras na UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023045Palavras-chave:
Pibid, PRP, ESO, UFRPE, memorialResumo
Este artigo buscou identificar os objetivos dos programas Pibid e PRP em memoriais escritos pelas alunas da disciplina ESO IV – Lic. em Letras do Curso de Licenciatura Letras – Português e Espanhol da UFRPE. Para tanto, partimos das considerações sobre o gênero memorial apresentado por Câmara e Passeggi (2012), Passegi, Souza e Vicentine (2011), Dourado (2013), além de Dionísio (2018) e Soares (2001). Apresentamos também as considerações em torno da disciplina ESO IV – Lic. em Letras que levaram a optar pelo memorial como instrumento avaliativo. Nosso corpus foi construído por fragmentos de memoriais em que o Pibid e o PRP apareciam na reflexão em torno do processo formativo das licenciandas. Por fim, conseguimos identificar nos fragmentos analisados os objetivos dos programas e de que forma contribuíram com a formação inicial das licenciandas.
Downloads
Referências
CÂMARA, Sandra Cristinne Xavier da; PASSEGGI, Maria da Conceição. O gênero memorial acadêmico no Brasil: concepções e mudanças de uma autobiografia intelectual. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal: UFRN, 4 a 7 de set. Anais, 2012. Disponível em: http://www.gelne.org.br/Site/arquivostrab/1517-ARTIGO-GELNE-2012-SandraCXCamara-Passeggi.pdf Acesso em: 25 de outubro de 2023.
DIONISIO, Angela. Paiva. Entre gêneros e textos: cenas de um agir docente. Recife: Pipa Comunicação, 2018.
DOURADO, Leidiane Santos. O memorial de formação: notas sobre estilo de um gênero discursivo. Anais do SILEL (Simpósio Nacional de Letras e Linguística, Simpósio Internacional de Letras e Linguística). v. 3, n. 1. Uberlândia: Editora EDUFU, 2013.
CORONAVÍRUS: decreto determina suspensão de aulas em todas as instituições de ensino de PE. In: G1-PE, [s.l.], 17 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/03/17/coronavirus-decreto-determina-suspensao-de-aulas-em-todas-as-instituicoes-de-ensino-de-pe.ghtml . Acesso em: 25 de setembro de 2023.
MENDONÇA, Márcia; ANDREATTA, Elaine; SCHLUDE, Victor [orgs.]. Docência pandêmica: práticas de professores de língua(s) no ensino emergencial remoto. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992.
PASSEGI, Maria da Conceição; PASSEGGI, SOUZA, Elizeu Clementino de Souza,; VICENTINI, Paula Perin Vicentini. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 01, p.369-386, abr. 2011.
PIMENTA, Selma. Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2006.
SOARES, Magda. Metamemória memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
UFRPE. Nota Oficial das universidades que compõem o Consórcio Pernambuco Universitas e os Institutos Federais de Pernambuco. [S.l.]: Central de Informações, 15 mar. 2020. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/NOTA%20CONS%C3%93RCIO%20UNIVERSITAS%20E%20INSTITUTOS%20FEDERAIS%20DE%20PERNAMBUCO.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
UFRPE. CEPE. Resolução nº 085/2020. [S.l.]: UFRPE, 21 jul. 2020. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20sint%C3%A9tica%20PLE_GERAL%20FINAL%20%284%29CEPE.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
UFRPE. Resolução CEPE/UFRPE Nº 245, de 17 de março de 2021. [S.l.]: UFRPE, 17 mar. 2021. Disponível em: http://www.ufrpe.br/sites/www.ufrpe.br/files/RECEPE245.2021%20MINUTA%20RES%20RETOMADA%20CURSOS%20DE%20GRADUA%C3%87AO%202020.pdf. Acesso em: 25 de setembro de 2023.
VALEZI, Sueli Correia Lemes Valezi; ABREU-TARDELLI, Lília Santos; NASCIMENTO, Elvira Lopes. O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas, v.21, n.1, p. 241-272, jan./jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.