Docência em formação: evidências e desafios dos programas PIBID e RP no Tocantins em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023032Palavras-chave:
formação docente, Tocantins, Pibid – RPResumo
O presente artigo tem como propósito abordar a formação docente no Tocantins, realizada no âmbito dos programas institucionais denominados Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), ambos ofertados na forma de editais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fortalecer a docência e a prática do magistério na interlocução entre a universidade e a escola pública. Através dos diferentes cursos de licenciatura, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi contemplada, em particular, nos editais viabilizados entre o final de 2020 e início de 2022, justamente no contexto da pandemia COVID 19, constituindo um momento diferenciado no campo da experiência pedagógica. Posto isso, nosso propósito visa expor as interfaces e os desafios apresentados no processo formativo pandêmico, por meio das ações pedagógicas realizadas e mediadas no modo remoto, híbrido e presencial nas escolas. Tal cenário permitiu refletir acerca dos estudos e da materialização das atividades produzidas, as ações diferenciadas e as propostas inovadoras do ensinar e aprender, num contexto desafiador que colocou em questão a limitação da sociabilidade requerida no espaço escolar. Como procedimento, apresentamos em dados a expressividade dos programas na constituição dos participantes, entre licenciandos dos diversos cursos e professores das escolas, nas diferentes regiões e municípios do estado. A capilaridade dos programas conferiu a dimensão e o impacto das experiências, projetos e materiais didáticos e metodologias, num tempo em que a docência e o espaço escolar ressignificaram outras formas de ensinar e aprender.
Downloads
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 2, 06 de janeiro de 2020. Torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar projeto no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 1, 06 de janeiro de 2020. Torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar projetos institucionais no âmbito do Programa Residência Pedagógica (RP). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
FARIA FILHO, Luciano. A instrução elementar no século XIX. In: LOPES. Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 135- 150.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de inovação Educacional: Porto Editora, 1995.
TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.