Médicos que formam médicos: os saberes mobilizados e os desafios da prática no cotidiano da docência

Autores

  • Daniele Freitas Bica Madalozzo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões image/svg+xml
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024358

Palavras-chave:

médico professor, saberes docentes, ensino superior

Resumo

Concentrado na constituição da profissionalidade de médicos que formam outros médicos, este artigo objetiva analisar os saberes mobilizados e os desafios da prática no cotidiano da docência. O procedimento técnico utilizado foi o de Estudo de Caso e o espaço de observação a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande. A pesquisa, de cunho qualitativo e com característica exploratória, teve a coleta da materialidade empírica através de entrevista semiestruturadas com dez médicos professores do curso e a análise de dados ancorada na metodologia da Análise Textual Discursiva, com base em uma sequência de três procedimentos: desconstrução de textos, unitarização e categorização, por meio da qual se capta o novo emergente e, com isso, a nova compreensão é validada e comunicada. O trabalho indica desafios enfrentados pelos docentes da área, sobretudo no que consiste a carência de formação pedagógica adequada para atuarem no ensino superior. Ainda, aponta que utilizam saberes de conhecimento específico ou técnico, saberes experienciais, saberes pessoais e tentam suprir a falta de saberes pedagógicos através de cursos na área da educação, através de Mestrado e Doutorado e com a reflexão constante sobre seu papel docente. Destacamos a necessidade de preocupação e incentivo por parte da Universidade para formação pedagógica dos professores, principalmente antes de iniciar a docência ou em mudanças curriculares.

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Biografia do Autor

Daniele Freitas Bica Madalozzo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW (2022). Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011) e com Residência médica em Oftalmologia no Hospital Angelina Caron (2017). Professora do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI/Erechim.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas (GPPE), participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

MADALOZZO, Daniele Freitas Bica; BERNARDI, Luci Teresinha Marchiori dos Santos. Médicos que formam médicos: os saberes mobilizados e os desafios da prática no cotidiano da docência . Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 358–388, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024358. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24282. Acesso em: 26 set. 2024.