A prática docente no Currículo Cultural: as representações pedagógicas da ressignificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024333

Palavras-chave:

educação física, currículo, currículo cultural, ressignificação

Resumo

Nas duas últimas décadas, ganhou espaço na área da Educação Física a perspectiva do Currículo Cultural. Este objetiva permitir aos sujeitos da educação uma leitura crítica dos modos de regulação das práticas corporais, a fim de possibilitar a produção de outras formas de dizê-las, fazê-las, assim como aos sujeitos perceberem a si mesmos nessa seara. Tencionamos neste artigo discutir a ressignificação, um dos encaminhamentos didático-metodológicos do Currículo Cultural de Educação Física. Para tanto, nos apoiamos na teorização do Currículo Cultural, nas noções conceituais de resistência e contraconduta, formuladas por Michel Foucault e de representação, apresentada por Stuart Hall para a análise do modo como os docentes descrevem a ressignificação em relatos de prática. Os dados empíricos foram submetidos à análise cultural. Os resultados indicaram que a ressignificação emergiu nas ações pedagógicas em três diferentes esferas discursivas, sendo: na produção de novas gestualidades, nas adaptações diversas às estruturas das práticas corporais e na produção de significados que resultaram na desconstrução das identidades normatizadas e, por conseguinte, na afirmação e potencialização da diferença a partir das resistências.

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Biografia do Autor

Welington Santana Silva Júnior, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba, na área de Formação de Professores e Práticas educativas. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Educação Física e Sociedade. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba FEFISO/ACM - Sorocaba. Bacharel em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Campinas. Graduado em Educação Física pela Faculdade Uirapuru. Atualmente é membro do Grupo de Estudo Des-mutação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Membro do Grupo de Estudo Transgressão (GT) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FEUSP. Atualmente é professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Sorocaba. Ênfase na área de estudos em Currículo, Currículo Cultural e Educação Física escolar.

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA. É líder do Transgressão: grupo aberto de estudos, pesquisas e práticas de Educação Física escolar; Co-líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FE-USP/CNPq. Membro do Laboratório MARGEM - FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisas Educação do Corpo - FEF/Unicamp. Atua nos seguintes temas: educação física escolar; didática; metodologia de Educação Física; currículo; formação de professor; estudos culturais; estudos foucaultianos.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Welington Santana; NUNES, Mário Luiz Ferrari. A prática docente no Currículo Cultural: as representações pedagógicas da ressignificação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 333–357, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024333. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24259. Acesso em: 12 dez. 2024.