Currículos pensadospraticados da educação física na EJA: a dança como invenção cotidiana potencializadora de ecologia de saberes corporais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824552023182Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, currículo, dança, ecologia de saberesResumo
Este artigo é parte de uma investigação matriz no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Casadinho) que se articulou a uma rede entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Objetiva desinvisibilizar o currículo pensadopraticado da Educação Física para/na EJA por meio da dança no contexto dos anos iniciais na rede de ensino municipal de Maceió. A investigação desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa com ênfase no estudo de casos múltiplos e os loci foram duas escolas do município de Maceió – Alagoas, e contou com a participação de 12 trabalhadoresestudantes na sua totalidade e duas professoras de Educação Física, em cada instituição escolar. A coleta e a construção dos dados concretizaram-se por meio das técnicas da observação, entrevista e sessão conversa, além de nos apoiarmos em registros de um Dário de Campo, que permitiu as nossas confidências. Os dados apontam que a dança enquanto criação curricular cotidiana convidou os corpos dos jovens, adultos e idosos a dançarem no espaçotempo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) alinhando-se aos currículos pensadospraticados, uma vez que não engessou os conteúdos. Nessa perspectiva, a professora e os trabalhadoresestudantes ao enxergarem outras maneiras de fazerpensar os cotidianos escolares, por meio da tessitura de conhecimentos corporais em rede e que se opôs à razão indolente que desperdiça as experiências, fabricaram alternativas credíveis e legítimas ao currículo instituído, tornando-se criadores de currículos.
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