Direito à educação de adultos nos documentos normativos no contexto angolano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824552023107

Palavras-chave:

direito à educação de adultos, políticas públicas educativas, sociedade civil

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar uma abordagem sobre o direito à educação para as pessoas adultas no contexto angolano. A educação como um direito humano fundamental é consagrada em documentos internacionais e nacionais, destacadamente a Constituição da República de Angola (2010) e a LBSEE (Lei 32/20). Se trata de uma pesquisa documental organizada em três blocos. Na primeira parte, introdutória, destaca-se o reconhecimento desse direito humano fundamental, quer em nível de documento internacional, quer nacional, bem como sua negligência em Angola. No segundo bloco, por sua vez, foi desenvolvida uma análise do documento normativo garantidor de direitos sociais vigente nesse país africano, com destaque à LBSEE 32/20. No terceiro bloco, debate-se a respeito da importância da sociedade civil no exercício de fiscalizar o cumprimento de direitos sociais, especificamente o direito à educação. Por último, apresentam-se as considerações finais. Diante dessa proposta, foi possível compreender que, apesar de o direito à educação para as pessoas adultas aparecer assegurado nos documentos normativos de Angola, o impacto efetivo dessa política pública educativa parece ainda estar longe de resolver o problema do analfabetismo nesse país africano de expressão portuguesa, tendo em vista a existência de mais de 4.676.900 angolanos(as) analfabetos(as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOLA. [Constituição (2010)]. Constituição da República de Angola. Luanda, Angola: Assembleia Constituinte, 2010.

ANGOLA. Lei de base do sistema educativo e ensino nº 32/20 de 12 de agosto de 2020. Luanda, Angola: Assembleia Nacional: 2020.

ANDRÉ, Bernabé Zito. Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA-Angola) na província da Lunda-Norte (2017 a 2019). Revista Científico-Pedagógica do Bié (RECIPEB), Bié, Angola, p. 78–94, jan./jun. 2022.

ANTÓNIO, Armindo Paixão; SANTOS, Justo Cassinda Victor dos; AFONSO, Arlindo Costa; TULIENDE, Mónica Domingos; SAMUEL, Armindo Kufumana; CHIPINDO, Hérder Lucas; MIGUEL, Lopes; CARLOS, Aires Walter Muvunge. Merenda escolar sustentável no munícipio da Caála, factores que a impedem, Huambo-Angola. RECIMA21-Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia, v. 3, n. 9, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1878. Acesso em: 26 jun. 2023.

BUZA, Selpa Pemba Tomás. Escolarização de jovens do ensino noturno da Escola do Lombo Lombo (Cabinda-Angola, 1990-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação-UFMG, Belo Horizonte, 2014.

BARBOSA, Maria das Graças da Cruz. Educação de adultos em tempos de violação aos direitos humanos: das palavras freireanas “grávidas de mundo” para as palavras “ocas de vida” do Mobral. 2014. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) − Faculdade de Ciências Humanas e Letras-CCHL-UFPB, João Pessoa, 2014.

CROSSO, Camilla; MAGALHÃES, Giovanna Modé. Privatização da educação na América Latina e no Caribe: tendências e riscos para os sistemas públicos de ensino. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 134, p.17-33, jan./mar. 2016.

CANEPA, Ricardo do Rosário. Construção da escola democrática em Angola: da colónia à quarta República. Rev. Matinhos, Curitiba, v. 15, n. 2, p. 152-175, jul./dez. 2022.

EVANGELISTA, Carmen Auxiliadora; CORDEIRO, Maria Tereza Xavier. Alfabetização na EJA: uma visão emancipadora. Rev. Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 9, n. 23, p. 35-49, 2020.

FRANCISCO, Roberto Gonçalves. O direito à educação em Angola: desafios e problemas à luz do direito internacional dos direitos humanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas) − Universidade Federal da Paraíba/UFPB-Centro de Ciências Jurídicas-CCJ, João Pessoa, 2013.

JACQUES, Izabel Cristina Maffioletti; CASAGRANDE, Samira. Analfabeto e preconceito: uma relação velada na sociedade. Saberes Pedagógicos, Criciúma, v. 1, n. 2, p. 1-16, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/Izabel-Cristina-Maffioletti-Jacques.pdf. Acesso em 23 jan. 2023.

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Formação inicial de educadores no campo da educação de jovens e adultos: espaço de direito e de disputas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 01, n. 01, p. 53-71, jan./jun. 2018.

MUVUMA, Alice Sakuema. A distribuição da merenda e o abandono escolar estudo de caso em escolas do primeiro ciclo da Comuna dos Ramiros, município de Belas, província de Luanda. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) − Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2023.

MENDANÃ, Denise Teberga; CASTRO, Maria Aparecida Campos Deniz de. Educação de Jovens e Adultos e inclusão social: uma análise dos artigos publicados no periódico "educar em revista". In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, 3., 2014, Taubaté. Anais [...]. Taubaté: Unitau, 2014. Disponível em: https://www.unitau.br/files/arquivos/category_154/MCH1100_1427389126.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

NUNES, Evanilda Ribeiro. Analfabetismo: a privação da cidadania. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 7, n. 2, p. 400-414, jun./jul. 2016.

OLIVEIRA, Vanessa Martins; SOARES, Hellen Conceição Cardoso; FRANCO, Josy Roquete; MARIA, Jane Fernandes Viana do Carmo. A Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. Rev. Científica, Paracatu, v. 12, n. 5, 2020. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/A_EDUCACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS_NA_SOCIEDADE_ATUAL.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.

PEMBELE, Gilson Lubalo. As políticas de alfabetização para a educação de adultos no contexto pós-independência em Angola. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2022.

PEMBELE, Gilson Lubalo; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; VIGANO, Samira de Moraes Maia. As políticas de alfabetização de adultos no contexto pós–independência em Angola: uma análise de documentos legais. Revista Cocar, Belém, n. 15, p. 1-22, 2022. Edição Especial. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5736. Acesso em: 05 mar. 2023.

REICHARDT, Mirian; SILVA, Caroline. A importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Caderno Intersaberes, Ponta Grossa, v. 9, n. 23, p. 58-70, 2020.

SILVA, Eugénio Adolfo Alves da. Direito à educação e a educação para todos numa sociedade em desenvolvimento: o caso de Angola. Coimbra: Centro de Estudos Sociais - Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/55617490. Acesso em: 26 jun. 2023.

SARTORI, Anderson. Legislação, políticas PÚBLICAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. Educação de jovens e adultos e educação na diversidade. [Florianópolis]: Núcleo de Publicações do CED, Centro de Ciências da Educação, UFSC, 2011. p. 14-125.

SAMUEL, Abílio Tomé António. O impacto da merenda escolar na inserção, retenção e sucesso escolar dos alunos do ensino primário em Angola. [Lisboa]: Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/3015. Acesso em: 17 jan. 2023.

SOUZA, Kellcia Rezende; SCAFF, Elisangela Alves da Silva. Direito educacional em países lusófonos: análise da legislação brasileira e angolana. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 14, p. 114-128, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9345/6197. Acesso em: 26 jun. 2023.

SULZBACH, Fabiana Fátima. Alfabetização de jovens e adultos: resistência, sonhos e esperança. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) − UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa/RS, 2017.

TCHITETELE, Faustino. Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: o caso do município de Caluquembe-Cola. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Sociedade) − Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE, Lisboa, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

PEMBELE, Gilson Lubalo; HARACEMIV, Sonia Maria Chaves. Direito à educação de adultos nos documentos normativos no contexto angolano. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 107–123, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24082. Acesso em: 22 nov. 2024.