Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824552023031

Palavras-chave:

educação de jovens, adultos e idosos, constituição do ser humano, materialismo histórico-dialético, educação emancipadora

Resumo

O impacto do projeto político da extrema-direita no Brasil provocou uma série de consequências negativas em vários setores da nossa sociedade, sendo os trabalhadores mais prejudicados com políticas elitistas e privatistas implementadas nos últimos seis anos. Por serem os mais vulneráveis, nossos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) precisam alcançar a consciência dos danos oriundos dessas políticas e dos seus impactos sociais, a partir do que vivenciaram e observaram no período. É fundamental que o princípio da consciência de classe seja desenvolvido a partir do reconhecimento do papel social e do jogo de interesses que eram hegemônicos e que nossos estudantes experienciaram, construindo uma tradução coletiva e crítica com vistas à emancipação. O nosso texto argumenta que esse processo dialógico-dialético de construção da consciência de classe, se sustente nos princípios freirianos: dialogia, trabalho coletivo, subjetividade, amorosidade e práxis. Com o propósito de promover a consciência de classe e a emancipação humana a partir da análise crítica dos modelos políticos vigentes nos últimos 20 anos, apresentamos uma proposta metodológica ancorada em Freire, Marx e Reis, para ser desenvolvida no âmbito da EJAI e construída pelos professores e pelas professoras, sob pena de não conseguirmos humanizar o nosso país nos próximos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Portal da Transparência. Controladoria Geral da União. [Brasília, DF: CGU], 2022. Disponivel em: https://www.portaltransparencia.gov.br/programas-de-governo. Acesso em: 14 nov. 2022.

CHALOUB, J.; MEDEIROS, J.; LIMA, P. L. O impacto do golpe de 2016 e o futuro da democracia brasileira. Le Monde - Diplomatique Brasil, [s.l.], 20 ago. 2021. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-impacto-do-golpe-de-2016-e-futuro-da-democracia-brasileira/. Acesso em: 27 jun. 2023.

COELHO, R. S. C.; OLIVEIRA, N. F. D. S. C. A influência da mídia no golpe militar de 1964 e no golpe jurídico-midiático-parlamentar de 2016. In: Publius 2016 (2016), Rio de Janeiro web, 01 outubro 2021.

DATHEIN, R. Desenvolvimentismo, social-liberalismo, ultraliberalismo e a necessidade de sua superação. sul21, Porto Alegre, 24 jun. 2021. Disponivel em: https://sul21.com.br/opiniao/2021/06/desenvolvimentismo-social-liberalismo-ultraliberalismo-e-a-necessidade-de-sua-superacao-por-ricardo-dathein/. Acesso em: 13 nov. 2022.

FAGNANI, E.; GOMES, G.; MELLO, G. Crescer e distribuir é possível: confrontando a narrativa golpista sobre a economia e o PT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2022. 124 p. Disponivel em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/estante/crescer-distribuir-possivel/. Acesso em: 13 nov. 2022.

FERRAZ, A. T. R. A extrema direita, as políticas ultraliberais e o ressurgimento do autoritarismo na América Latina. Revista Lua Nova, São Paulo, 2022. Coluna Cultura e Política. Disponivel em: https://boletimluanova.org/a-extrema-direita-as-politicas-ultraliberais-e-o-ressurgimento-do-autoritarismo-na-america-latina/. Acesso em: 13 nov. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia do diálogo e do conflito. São Paulo: Cortez, 1995.

HILÁRIO, R.; TEIXEIRA, Â. D. A constituição do ser-humano em Paulo Freire: transformando vidas e libertando realidades. In: VILAR, J. C.; ALMEIDA, S. G. D.; LIMA, P. M. Leituras freirianas: diálogos que permanecem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 39 - 49.

KHAIR, A.; SOUZA, P. G. Economia do Brasil é prisioneira da ortodoxia liberal. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 30 jan. 2020. Disponivel em: https://fpabramo.org.br/2020/01/30/economia-do-brasil-e-prisioneira-da-ortodoxia-liberal/. Acesso em: 21 nov. 2022.

LIMA, V. A. D. PAULO FREIRE: a prática da liberdade para além da alfabetização. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.

LOSURDO, D. A questão comunista: história e futuro de uma ideia. Tradução de Rita Coitinho. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2022. 214 p.

MOURA, A. 5 anos do golpe e a política ainda é hostil para todas as mulheres. PT, [São Paulo], 08 ago. 2021. Disponivel em: https://pt.org.br/artigo-5-anos-do-golpe-e-a-politica-ainda-e-hostil-para-todas-as-mulheres/. Acesso em: 13 nov. 2022.

NOVAES, C. E. Capitalismo para principiantes; a história dos privilégios econômicos. São Paulo: Editora Ática, 2008. Disponivel em: https://docente.ifrn.edu.br/helidamesquita/disciplinas/gestao-da-empresa-rural/capitalismo-para-principiantes. Acesso em: 18 nov. 2022.

POMAR, W. Socialismo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2016.

RAMOS, J. E. M. Capitalismo e socialismo - 10 diferenças. Sua pesquisa, São Paulo, 02 dez. 1994. Disponivel em: https://www.suapesquisa.com/capitalismo/capitalismo_socialismo.htm. Acesso em: 15 nov. 2022.

REIS, R. H. A constituição do ser humano: - amor-poder-saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas: Autores Associados, 2011.

REIS, R. H. et al. As significações do texto coletivono processo alfabetizador de jovens e adultos do Cedep/Paranoá e Itapoã – UnB. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-25

Como Citar

SALES, Márcia Castilho de; REIS, Renato Hilário dos. Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 31–56, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023031. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24079. Acesso em: 22 nov. 2024.