Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824552023031

Palavras-chave:

educação de jovens, adultos e idosos, constituição do ser humano, materialismo histórico-dialético, educação emancipadora

Resumo

O impacto do projeto político da extrema-direita no Brasil provocou uma série de consequências negativas em vários setores da nossa sociedade, sendo os trabalhadores mais prejudicados com políticas elitistas e privatistas implementadas nos últimos seis anos. Por serem os mais vulneráveis, nossos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) precisam alcançar a consciência dos danos oriundos dessas políticas e dos seus impactos sociais, a partir do que vivenciaram e observaram no período. É fundamental que o princípio da consciência de classe seja desenvolvido a partir do reconhecimento do papel social e do jogo de interesses que eram hegemônicos e que nossos estudantes experienciaram, construindo uma tradução coletiva e crítica com vistas à emancipação. O nosso texto argumenta que esse processo dialógico-dialético de construção da consciência de classe, se sustente nos princípios freirianos: dialogia, trabalho coletivo, subjetividade, amorosidade e práxis. Com o propósito de promover a consciência de classe e a emancipação humana a partir da análise crítica dos modelos políticos vigentes nos últimos 20 anos, apresentamos uma proposta metodológica ancorada em Freire, Marx e Reis, para ser desenvolvida no âmbito da EJAI e construída pelos professores e pelas professoras, sob pena de não conseguirmos humanizar o nosso país nos próximos anos.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

SALES, Márcia Castilho de; REIS, Renato Hilário dos. Civilização ou barbárie? É imperativo trabalhar com os jovens, adultos e idosos sobre o impacto do modelo político da extrema-direita na sociedade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 31–56, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023031. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24079. Acesso em: 25 dez. 2024.