Contribuições da perspectiva marxista de Paschoal Lemme à educação de adultos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824552023008Palavras-chave:
educação de adultos, Paschoal Lemme, trabalho e educação, história da educaçãoResumo
Este artigo discute as contribuições de Pascoal Lemme (1904-1997) na história da Educação de Adultos (EA) no Brasil e destaca as contribuições teóricas e práticas desse intelectual em defesa da construção de políticas públicas de educação para todos. Respalda-se em autores como: Vanilda Paiva (1987), Moacir Gadotti (2013), Sonia Rummert (2016), Zaia Brandão (2010), além do próprio Paschoal Lemme (1955, 1988, 2004, 2015), entre outros. A partir de uma releitura histórica, considerando uma temporalidade que antecede os conhecidos marcos da educação popular da década de 1960, evidencia-se a luta de Lemme pela escola pública; a insuficiência e a precariedade histórica dos serviços educacionais direcionados à educação de adultos; e a recorrente negação do direito à educação para os trabalhadores. Conclui-se que a obra desse importante intelectual, fundamentada no materialismo histórico-dialético, é significativa e contribui para a compreensão e a superação dos nossos principais problemas educacionais, entre eles, as condições restritivas de acesso à escola à maioria da população brasileira. Inclusive, reflete-se sobre a possibilidade de erigir um novo ponto de partida para a Educação de Adultos ser assumida pelas redes públicas de educação. Além disso, ressalta que o pensamento sobre a EA não é homogêneo, havendo, portanto, uma disputa hegemônica entre as distintas visões de EA que fundamentam as atividades sobre a prática e a pesquisa científica no campo.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando de et. al. Manifesto dos educadores: mais uma vez convocados (janeiro de 1959). Revista HISTEDBR, Campinas, p. 205-220, ago. 2006a. Número Especial. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4922/doc2_22e.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
AZEVEDO, Fernando de et. al. O manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR, Campinas, p. 188-204, ago. 2006b. Número Especial. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1044145/mod_resource/content/1/3.Manifesto%20dos%20Pioneiros%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 12 mar. 2023.
BASTOS, Alene Batista; PAIM, Vagner de Cerqueira; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A Educação de Jovens e Adultos como direito subjetivo: políticas públicas e dispositivos legais. In: AMORIM, Antonio; FERREIRA, Maria da Conceição Alves; ALVES, Érica Valeria (org.). Gestão escolar, políticas públicas, projeto político pedagógico em Educação de Jovens e Adultos: os caminhos transformadores da qualidade da escola pública da EJA. Salvador: EDUNEB, 2015.
BRANDÃO, Zaia. Paschoal Lemme. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 mar. 2023.
DISTRITO FEDERAL. Decreto 4.299, de 25 de julho de 1933. Dispõe sobre os cursos de continuação e aperfeiçoamento e o ensino elementar para adultos. Jornal do Brasil, Brasília, p. 8, 26 jul. 1933.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e politizar: Angicos, 50 anos depois. Revista de Informação do Semiárido – RISA, Angicos, v. 1, n. 1, p. 47-67, jan./jun. 2013. Edição Especial. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/risa/article/view/3150. Acesso em: 12 mar. 2023.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HADDAD, Sérgio. PIERRO, Maria Clara de. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 108-194, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: educação, 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101657. Acesso em: 12 mar. 2023.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2022: resumo técnico. Brasília, DF: INEP, 2023.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí: Unijuí, 2013.
LEMME, Paschoal. A educação na U.R.S.S. 1. ed. Rio de Janeiro: Vitória, 1955.
LEMME, Pascoal. Educação de adultos: uma experiência de cursos de continuação, aperfeiçoamento e oportunidade realizada no Distrito Federal. In: BRANDÃO, Zaia.
Paschoal Lemme. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010a. p. 133-150.
LEMME, Pascoal. Educação supletiva: educação de adultos In: BRANDÃO, Zaia. Paschoal Lemme. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010b. p. 121-130.
LEMME, Paschoal. Educação democrática e progressista. São Paulo: Editorial Pluma Ltda., 1961.
LEMME, Paschoal. Manifesto dos inspetores de ensino do estado do Rio de Janeiro ao magistério e à sociedade fluminenses. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 311-336, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15312/10503. Acesso em: 12 mar. 2023.
LEMME, Paschoal. Memórias: vida de família, formação profissional, opção política. São Paulo: INEP, 1988. v. 2.
LEMME, Paschoal. O manifesto dos pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira (1984). In: Memórias de um educador. 2. ed. Brasília: INEP, 2004. v. 4. p. 163-182.
MACHADO, Maria Margarida. Apresentação. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage F. A constituição da docência entre professores de escolarização inicial de jovens e adultos. Ijuí: Unijuí, 2013.
MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1987.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RUMMERT, Sonia Maria. A atualidade das contribuições de Paschoal Lemme e de Álvaro Vieira Pinto à educação de adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, Salvador, v. 4, n. 7, p. 09-31, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081. Acesso em: 12 mar. 2023.
RUMMERT, Sonia Maria; ALGEBAILE, Eveline; VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado.
Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 717-738, jul./set. 2013.
VENTURA, Jaqueline Pereira. A trajetória histórica da educação de jovens e adultos trabalhadores. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (org.). Trabalho e educação de jovens e adultos. Brasília: Liber Livros; Niterói: Eduff, 2011. p. 57-98.
XAVIER, Cristiane Fernanda. Sociologia de um educador: Paschoal Lemme e a educação de adultos. Comunicações, Piracicaba, v. 24, n. 3, p. 255-278, set./dez. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/comunic/v24n3/0104-8481-comunic-24-3-0255.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Linhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.