Um relato de uma intervenção didático-pedagógica com professoras de língua portuguesa em Moreno, Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024486

Palavras-chave:

leitura, ensino médio, língua portuguesa, formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com três professoras de língua portuguesa do ensino médio. Para isso, partimos das necessidades e dificuldades apresentadas pelas professoras, que atuam em uma escola estadual, localizada no município de Moreno, estado de Pernambuco, com relação ao ensino da leitura em sala de aula. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (Koch; Elias, 2018), nos estudos de Menegassi (1995) sobre as etapas do processo de leitura e Solé (1998), quanto às estratégias de trabalho com a leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Franco, 2005; Tripp, 2005) de cunho qualitativo (Gil, 2022, 2008). O instrumento de coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal (Gatti, 2005). Como resultado final, oportunizamos às participantes o aperfeiçoamento do ensino da leitura nas turmas para as quais lecionam a língua portuguesa no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Massilon Fragoso de Freitas , Secretaria de Educação de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). É Professor de Língua Portuguesa do Quadro Próprio do Magistério da Secretária de Educação (SEE) de Pernambuco. Atualmente desempenha a Função de Gestor Escolar e Educador de Apoio.

 

 

 

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). Atualmente desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, produção didático-pedagógica, historiografia da educação pública e intelectuais. 

 

 

 

 

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ANTUNES. I. O Professor de Língua: a urgência de programas de formação que lhe garantam uma nova identidade pedagógico-social. In: CHAGURI, J. P.; TONELLI, J. R. A. (org.). Perspectivas educacionais e ensino de línguas. Londrina: Eduel, 2014. p. 195-208.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs.). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. Conceitos de Leitura e Ensino de Línguas. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs.) Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 13-84.

BATISTA, R. M. S. Formação de professores de língua portuguesa: interfaces teórico-práticas. Tutóia: Diálogos, 2021.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BERTO, J. C. B; SANTOS, J. O.; SANTOS, M. F. (orgs.). Estudos do Geple: temáticas e perspectivas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

BRITTO, P. l. Fugindo da norma. Campinas: Átomo, 1991.

COSTA-MACIEL, D. A. G; SILVA, A. F. Ensinar a ler: finalidades docentes no contexto da alfabetização. Revista Educação em Questão (online), Natal, v. 59, p. 1-23, 2021.

CHAGURI, J. P. Configurando a história: os sentidos e a política do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. Revista e-Curriculum (PUCSP), São Paulo, v. 8, n. 1. p. 1-28, 2012.

DIAS, J. F. A Leitura e a produção de textos. São Paulo: Editora Contexto, 2023.

ENGEL, G. I. Pesquisa-Ação. Educar, Curitiba, n. 16, p. 181-191, 2000.

FAZENDA, I. C. A. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

FONSECA, J. J. S.; FONSECA, S. Didática geral. 1. ed. Sobral: INTA/PRODIPE, 2016.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005.

FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.

FREITAS, M. F. (Re)significando a leitura: (versão do(a) aluno(a). Nazaré da Mata: [s. n.], 2022.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro 2005.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GUEDES, P. C. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola, 2006.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

MENEGASSI, R. J. As etapas do processo de leitura. Revista UNIMAR, Maringá, v. 17, n.1, p. 85-94, 1995.

MORTATTI, M. R. M. Em sobressaltos: formação de professora. Editora Oficina Universitária, 2019.

PIMENTA, S.; G. GHEDIN, E. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.; G. GHEDIN, E. (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006. p. 17-47.

SANTOS, C. B. Os Desafios do ensino e da formação docente no período da pandemia no Brasil. In: BERTO, J. C. B.; CHAGURI, J. P.; GUIMARÃES, L. N. T. M.; SANTOS, M. F. S. (orgs.). Estudos do Geple: formação docente em tempos de pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 9-16.

SILVA, L. C. Leitura no ensino fundamental: instrumento de inclusão no processo de multiletramento. 164 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

SILVA. E. T. Concepções de Leitura e suas Consequências no Ensino. Perspectiva, Florianópolis, v.17, n. 31, p. 11-19, 1999.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

ZANINI. M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum, Maringá, v. 21, n. 1, p. 79-88, 1999.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

FREITAS , Massilon Fragoso de; CHAGURI, Jonathas de Paula. Um relato de uma intervenção didático-pedagógica com professoras de língua portuguesa em Moreno, Pernambuco. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 486–516, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024486. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23837. Acesso em: 12 dez. 2024.