Um relato de uma intervenção didático-pedagógica com professoras de língua portuguesa em Moreno, Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723825582024486Palavras-chave:
leitura, ensino médio, língua portuguesa, formação de professoresResumo
O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com três professoras de língua portuguesa do ensino médio. Para isso, partimos das necessidades e dificuldades apresentadas pelas professoras, que atuam em uma escola estadual, localizada no município de Moreno, estado de Pernambuco, com relação ao ensino da leitura em sala de aula. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se na concepção interacionista da leitura (Koch; Elias, 2018), nos estudos de Menegassi (1995) sobre as etapas do processo de leitura e Solé (1998), quanto às estratégias de trabalho com a leitura. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Franco, 2005; Tripp, 2005) de cunho qualitativo (Gil, 2022, 2008). O instrumento de coleta de dados ocorreu por meio do grupo focal (Gatti, 2005). Como resultado final, oportunizamos às participantes o aperfeiçoamento do ensino da leitura nas turmas para as quais lecionam a língua portuguesa no ensino médio.
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