UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) <EM> A HEALTHY PATRIOTISM </EM>

Autores

  • Maria Teresa Santos Cunha UDESC

Resumo

O presente artigo faz parte do Projeto “Protocolos de Civilidade – um estudo sobre a Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX)”. As Séries Graduadas de Leitura foram muito utilizadas no Brasil a partir dos inícios do século XX até 1970. Entre 1953/1956, o professor Manuel Bergströen Lourenço Filho (1897-1970), um dos proponentes do Movimento Escola Nova publicou, pela Editora Melhoramentos (SP), a Série de Leitura Graduada Pedrinho, em quatro volumes para uso nas escolas primárias brasileiras. Este texto discute as lições de história neste material e a intenção de disseminar, por meio destas, um padrão de patriotismo são. Por meio da problematização de manuais escolares que circularam em nível nacional analisa-se a difusão de conhecimentos gerais e enciclopédicos e de valores e preceitos morais de um bom cidadão através de livros de leitura com um forte caráter lúdico e psicológico. A atuação de Lourenço Filho como autor da série e intelectual brasileiro do período é vista como meio de promoção de um sentimento de pertencimento à nação brasileira através das lições de história e dos personagens biografados presentes nos livros estudados. Por meio destas, o autor se esforça em conferir aos vultos históricos exemplaridade, aproximando-se assim do universo do leitor e conformando seus escritos a um ideal de formação do cidadão e da nacionalidade característico do período republicano. Palavras-chave: Série de leitura Graduada. Manuais escolares. Lições de História. Patriotismo.

Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, UDESC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973) , especialização em História do Brasil pelo Centro de Ensino Técnico de Brasília (1976) , mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) . Atualmente é Professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina, Associoado do Assosicação Nacional de Professores Universitários de História, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Associado do Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação, Associado do Associação de Leitura do Brasil e Sócio Fundador/Presidente Regional Sul da Sociedade Brasileira de História de Educação. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Cultural. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Imaginário, Mulheres, História, educação.

.È bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq

Downloads

Publicado

2011-06-22

Como Citar

CUNHA, M. T. S. UM PATRIOTISMO SÃO: lições de História para a Escola Primária. Um estudo na série de leitura graduada “Pedrinho” de Lourenço Filho (décadas de 50/70 do século XX) <EM> A HEALTHY PATRIOTISM </EM>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 154 - 169, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2288. Acesso em: 29 jul. 2021.