Alfabetização e formação de professores/as alfabetizadores/as: a experiência do Grupo LEIAA

Autores

  • Selma Costa Pena Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém/PA
  • Viviane Gislaine Caetano Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém/PA
  • Douglas Almeida Oliveira Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém/PA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022190

Palavras-chave:

formação docente, alfabetização discursiva, fazer docente

Resumo

O texto discute, a partir de uma concepção discursiva, a experiência de formação professores/as alfabetizadores/as, efetivada no Grupo de Estudo e Pesquisa em Leitura, escrita e Alfabetização na Amazônia (LEIAA) e, ocorrida, em especial no período da Pandemia da Covid-19. Um grupo composto por diferentes pessoas: docentes do ensino superior, da educação básica, da educação infantil, futuros alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, profissionais de Letras, estudantes bolsistas, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, um mestrando e um doutorando do Programa de Pós-Educação da Universidade Federal do Pará, com trabalho na área temática da alfabetização. Nosso objetivo foi o de construir com os participantes um espaço formativo que possibilitasse redirecionamentos das experiências para análise do vivido de forma consciente e crítica, para quem sabe inverter a ordem do que já se vinha fazendo nos cursos aligeirados de formação e buscar a íntima relação entre teoria e prática. Os resultados dessa experiência indicaram que o grupo de pesquisa se constituiu como um importante espaço formativo marcado pela partilha, pelo inusitado, pela ausência de certezas e pela aprendizagem mútua entre formadores e professores alfabetizadores. Essa experiência tem nos ensinado que os professores são sujeitos da formação; são sujeitos com diversificadas experiências e cada uma delas relatada nos faz pesquisar, estudar, questionar, procurar juntos a melhor forma de compreendê-las. Os professores nos provocam e nos desafiam a desaprender e desapegar de nossas “verdades” construídas há tanto tempo em nossos processos formativos.

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Referências

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

PENA, Selma Costa; CAETANO, Viviane Gislaine; OLIVEIRA, Douglas Almeida. Alfabetização e formação de professores/as alfabetizadores/as: a experiência do Grupo LEIAA. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 190–214, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022190. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22028. Acesso em: 25 dez. 2024.