Sobre o poder e a arte da palavra: texto e vida no trabalho com as crianças

Autores

  • Ana Luiza Bustamante Smolka Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas/SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022140

Palavras-chave:

trabalho pedagógico, produção literária, literatura infantil, arte, perspectiva histórico-cultural

Resumo

A autora toma duas questões como disparadoras de suas considerações neste texto: uma sobre as condições de participação das crianças pequenas na produção da cultura; outra sobre as políticas governamentais a respeito de cartilhas e livros didáticos. Rememorando vivências de ensino e pesquisa que envolveram professoras em formação e crianças na fase inicial da escrita há quatro décadas, ela compartilha aspectos de sua trajetória, ao narrar o trabalho pedagógico, realizado com uma turma de 1º ano, que teve por base a literatura infantil. As condições de confinamento escolar e restrição material na época de lutas e abertura política há 40 anos são colocadas em contraposição às condições do isolamento social e acelerada transformação tecnológica, concomitante ao retrocesso político e humanitário que vivenciamos nos tempos de pandemia. No movimento das transformações históricas e no enfrentamento dos desafios que continuamente se apresentam, o poder e a arte da palavra literária são relevados como lócus de elaboração e objetivação de afetos, sentimentos e pensamentos, potencializando a atividade criadora de professoras e crianças no contexto da escolarização formal.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Sobre o poder e a arte da palavra: texto e vida no trabalho com as crianças. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 140–159, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022140. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22026. Acesso em: 25 dez. 2024.