O “novo normal” no cotidiano das escolas: desafios para alfabetização na perspectiva de duas professoras

Autores

  • Carmen Regina Gonçalves Ferreira Universidade Federal de Pelotas – UFPel – Pelotas/RS
  • Caroline Braga Michel Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Rio Grande/RS
  • Gabriela Medeiros Nogueira Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022112

Palavras-chave:

alfabetização, ensino remoto, ensino presencial na pandemia

Resumo

Este artigo tem o objetivo de problematizar o considerado “novo normal” da educação, momento em que ensino remoto e presencial coexistiram durante a pandemia, a partir da perspectiva metodológica de encontros de pesquisa-formação. Para tanto, analisou-se a partir dos relatos de duas alfabetizadoras que atuaram de maio a dezembro de 2021, com turmas de 2º ano, aspectos que elucidam o (in)sucesso do novo contexto educacional. Os dados da pesquisa denunciam que este “novo normal” promoveu: necessidade de atendimento concomitante para os alunos que estavam frequentando presencialmente a escola e os que continuaram no ensino remoto, sobrepondo planejamento e tempo destinado a essa tarefa; preenchimento diário de plataforma virtual criada pela mantenedora, na qual deveriam ser incluídos todos os planejamentos, diários de classe, frequência das crianças, bem como materiais enviados por aplicativo, tornando grande parte do trabalho docente burocrático; professoras arcando os custos das aulas com recursos próprios, adquirindo equipamentos, dados móveis, internet de melhor qualidade, investindo em formação, uma vez que o governo tem se eximido desses aspectos; instabilidade no trabalho devido à possibilidade de a escola abrir e fechar caso existisse contaminação pelo vírus. Essa falta de previsão causou ansiedade, incerteza e frustração; diferença da qualidade entre o ensino ofertado nas aulas presenciais e no ensino remoto, ocasionando desigualdade tanto no atendimento quanto na aprendizagem dos alunos. Tudo isso gerou sobrecarga do trabalho docente intensificada pela ausência de ações formativas e condições de infraestrutura para viabilizar tanto o ensino remoto quanto o retorno às aulas presenciais durante a pandemia.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

FERREIRA, Carmen Regina Gonçalves; MICHEL, Caroline Braga; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. O “novo normal” no cotidiano das escolas: desafios para alfabetização na perspectiva de duas professoras. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 112–139, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22025. Acesso em: 25 dez. 2024.