Um mapeamento de dificuldades na escrita de regularidades morfológico-gramaticais

Autores

  • Tarciana Pereira da Silva Almeida Prefeitura do Recife – Recife/PE
  • Artur Gomes de Morais Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Recife/PE

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022089

Palavras-chave:

ortografia, alfabetização; documentos curriculares; leitura; escrita., regularidades morfológico-gramaticais

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar quais são as dificuldades mais recorrentes na escrita de palavras com as regularidades morfológico-gramaticais reveladas por um grupo de alunos de uma escola pública de Recife. A pesquisa foi de caráter quali-quantitativo e participaram dela 30 (trinta) alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental, que escreveram 84 (oitenta e quatro) palavras em um ditado de frases lacunadas. Constatou-se que, mesmo depois de quatro ou cinco anos de ensino formal da escrita, muitas crianças continuavam apresentando diversas dificuldades na notação daquelas regularidades ortográficas.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

ALMEIDA, T. P. da S. .; MORAIS, A. G. de . Um mapeamento de dificuldades na escrita de regularidades morfológico-gramaticais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 89 - 111, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022089. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22024. Acesso em: 2 jul. 2022.