Representações de juventudes sul-coreanas: produzindo corpos femininos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824552023368

Palavras-chave:

estudos culturais, gênero, juventudes, corpos, k-drama, Hello, My Twenties!

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar as representações de juventudes femininas, atravessadas e constituídas por ensinamentos referentes às expressões culturais oriundas da Coreia do Sul, mais especificamente por meio da análise do k-drama Hello, My Twenties!. A investigação tem como referencial teórico os Estudos Culturais, em articulação com os Estudos de Gênero, aliados à crítica de autores/as pós-estruturalistas. A etnografia de tela é utilizada como recurso metodológico, ao pressupor que as falas, as imagens e as cenas não possuem um sentido único, mas que, ao invés disso, trazem compreensões plurais, dinâmicas e conflitivas. As análises das cenas nos permitiram apreender que as representações sul-coreanas, principalmente das jovens, atuam na construção das formas de posicionar os corpos, de viver as atividades de lazer, realizar os estudos, investir em relacionamentos amorosos, assim como uma forma normativa para viver o gênero e a sexualidade, a heterossexual.

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Biografia do Autor

Justina Bechi Robaski, Federal Institute of Rio Grande do Sul

Administradora, coordenadora de Gestão de Pessoas – CGP e está vinculada ao Gabinete do Diretor do Campus, sendo de sua competência propor, desenvolver, coordenar, executar, divulgar e avaliar as políticas, ações, diretrizes, normas, regulamentos e programas do IFRS relacionadas à Gestão de Pessoas, em articulação com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Reitoria. Mestre em educação pela Universidade Luterana do Brasil.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

ROBASKI, Justina Bechi; KLEIN, Carin. Representações de juventudes sul-coreanas: produzindo corpos femininos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 368–394, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023368. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21955. Acesso em: 3 out. 2024.