O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019)

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824552023339

Palavras-chave:

Congresso Brasileiro de História da Educação, cultura material escolar, patrimônio educativo, historiografia educacional brasileira

Resumo

O presente artigo analisa as comunicações que compõem os eixos específicos do Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) sobre o “Patrimônio Educativo” e as temáticas ali apresentadas entre os anos de 2011 e 2019. Investigamos 135 trabalhos em cinco edições de um dos maiores eventos da área, com foco nas temáticas que são veiculadas nas comunicações, e os caminhos que a história da educação tem trilhado ao longo da segunda década do século XXI. As análises demonstram preponderância do trato com o patrimônio da escola, com uma incipiente discussão sobre os usos do patrimônio no ensino e mesmo no que se refere ao patrimônio de outras instituições, educativas ou não. Com relação aos acervos, há um predomínio do trabalho com os arquivos e centros de memória, com um espaço menor para o debate sobre os acervos de museus e bibliotecas escolares. O patrimônio educativo apresentado nos CBHEs é um meio de divulgar o que a comunidade de pesquisadores tem investigado, além de conhecer fragmentos do nosso passado educacional, para também tornar maior o conjunto de pessoas sensíveis e responsáveis pelo patrimônio que extrapola as práticas educativas e contribui para a construção da identidade coletiva, da cidadania.

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Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação e professor de História da Educação no Departamento de Educação do Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador da história dos intelectuais e da história do ensino superior.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

OLIVEIRA, João Paulo Gama; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 339–367, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023339. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21925. Acesso em: 5 nov. 2024.